Cocriação de valor como estratégia no setor do turismo rural: um estudo aplicado ao contexto da olivicultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i2p249-271Palavras-chave:
Cocriação de valor, Turismo rural, OliviculturaResumo
O turismo rural, fonte de renda e geração de valor resultante da integração com os consumidores, acontece para além das operações tradicionais de uma propriedade agrícola. Assim, uma das alternativas de experiência para geração de valor é a cocriação de valor, ou seja, a interação entre o provedor do turismo agrícola e seus consumidores, experiência colaborativa baseada em conhecimentos, habilidades e experiências. O objetivo deste artigo é compreender os mecanismos de cocriação existentes na relação entre produtor de oliveiras e o turista rural, por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, no sul do Brasil, com o emprego de entrevistas em profundidade. Após análise dos resultados, foram identificados aspectos favorecidos pela cocriação de valor, em especial relacionados ao lazer e à autorrealização, e que a cocriação de valor pode trazer benefícios ao contexto do turismo rural, principalmente no que tange às relações entre provedor e turista, beneficiando ambos os envolvidos.
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