Robotização e experiência de consumo em hotéis na Ásia: uma análise qualitativa de comentários no TripAdvisor

Autores

  • Thalía Mayara Amorim da Paixão Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i3p618-635

Palavras-chave:

Hotelaria, Serviços robotizados, Experiência de consumo

Resumo

A tecnologia está presente no cotidiano de diversas áreas causando mudanças no ambiente dos negócios e tornando os serviços cada vez mais automatizados. Na hotelaria, a robotização tem modificado a experiência de consumo dos hóspedes e suscitado questionamentos teóricos e práticos acerca dos seus efeitos na satisfação, na qualidade percebida dos serviços e na experiência de consumo. Assim, o presente estudo analisou a influência dos serviços robotizados na experiência dos consumidores de dois empreendimentos hoteleiros na Ásia, os hotéis JEN Singapore Orchardgateway by Shangri-La e o Henn Na Hotel Tokyo Ginza. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa descritiva-exploratória e com abordagem qualitativa. A técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo e o corpus de pesquisa foram os comentários das avaliações postadas pelos usuários no site de viagens TripAdvisor, analisados entre janeiro e abril de 2021. Os resultados mostraram que os robôs são vistos como um diferencial nos hotéis que os possuem, podendo ser um canal de experiências extraordinárias se forem programados e utilizados em um ambiente favorável para boas experiências. No entanto, os robôs com funções limitadas podem afetar negativamente a qualidade das experiências, causando sentimentos de frustação e decepção nos hóspedes. Foi observado também que um dos principais públicos dos hotéis robotizados são famílias com crianças, onde as experiências de consumo geralmente são maximizadas. Por fim, os robôs utilizados nas atividades de front office, por conseguirem interagir com os hóspedes, tendem a influenciar mais a experiência de consumo e consequentemente a avaliação dos hóspedes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thalía Mayara Amorim da Paixão, Universidade Federal de Pernambuco

    Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE-Brasil.

  • Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – Pernambuco – Brasil. Docente dos Bacharelados em Hotelaria e em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Recife – Pernambuco – Brasil.

Referências

Ahmad, R., & Scott, N. (2019). Technology innovations towards reducing hospitality human resource costs in Langkawi, Malaysia. Tourism Review. https://doi.org/10.1108/TR-03-2018-0038.

AISC. (2020). Hospitality [Web page]. Retrieved from http://nationalindustryinsights.aisc.net.au/industries/tourism-travel-and-hospitality/hospitality.

Arnould, E. J., & Price, L. L. (1993). River magic: Extraordinary experience and the extended service encounter. Journal of Consumer Research, 20(1), 24–45. https://doi.org/10.1086/209331.

Atacado, G. (2017). Robôs na hotelaria: a inteligência artificial e os meios de hospedagem [Web page]. Retrieved from https://blog.gazinatacado.com.br/robos-na-hotelaria/.

Barbosa, M. L. A., & Farias, S. A. (2012). Em busca de uma experiência extraordinária em serviços de restaurante. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(3), 440-454. http://www.spell.org.br/documentos/ver/8946/em-busca-de-uma-experiencia-extraordinaria-em-servicos-de-restaurante/i/pt-br.

Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 70.

Belanche, D., Casaló, L. V., & Flavián, C. (2020). Frontline robots in tourism and hospitality: service enhancement or cost reduction?. Electronic Markets, 1-16. https://doi.org/10.1007/s12525-020-00432-5.

Bowen, D. E. (2016). The changing role of employees in service theory and practice: An interdisciplinary view. Human Resource Management Review, 26(1), 4-13. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2015.09.002.

Bowen, J. and Morosan, C. (2018), "Beware hospitality industry: the robots are coming", Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 10(6), 726-733. https://doi.org/10.1108/WHATT-07-2018-0045.

Buhalis, D., & Sinarta, Y. (2019). Real-time co-creation and nowness service: lessons from tourism and hospitality. Journal of Travel and Tourism Marketing. 36(5). 563-582. https://doi.org/10.1080/10548408.2019.1592059.

Carvalho, L. (2019). Pesquisa da UnB mostra que 30 milhões de empregos serão substituídos por robôs até 2026. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/03/pesquisa-da-unb-mostra-que-30-milhoes-de-empregos-serao-substituidos-por-robos-ate-2026.ghtml.

Fröhlich, L. F. G., & Soares, V. D. (2018). Robotização nos relacionamentos: um estudo sobre o uso de chatbots. Fólio-Revista Científica Digital-Jornalismo, Publicidade e Turismo, (2), 5-17. http://18.222.122.60/tatc/fael/4/un4/ebook.pdf.

Glushko, R. J, & Tabas, L. (2007). Bridging the “Front Stage” and “Back Stage” in Service System Design. UC Berkeley: School of Information. https://escholarship.org/uc/item/999373q6.

Ivanov, S. H., & Webster, C. (2017). Adoption of robots, artificial intelligence and service automation by travel, tourism and hospitality companies–a cost-benefit analysis. Artificial Intelligence and Service Automation by Travel, Tourism and Hospitality Companies–A Cost-Benefit Analysis. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3007577.

Ivanov, S., Webster, C., & Garenko, A. (2018). Young Russian adults' attitudes towards the potential use of robots in hotels. Technology in Society, 55, 24-32. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2018.06.004.

Kuo, C.-M., Chen, L.-C. & Tseng, C.-Y. (2017), "Investigating an innovative service with hospitality robots", International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(5), 1305-1321. https://doi.org/10.1108/IJCHM-08-2015-0414.

Larivière, B., Bowen, D., Andreassen, T. W., Kunz, W., Sirianni, N. J., Voss, C., Wünderlich, N. V., & De Keyser, A. (2017). “Service encounter 2.0”: An investigation into the roles of technology, employees and customers. Journal of Business Research, 79, 238–246. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.03.008.

Lei, S., & Law, C. H. R. (2015). Content analysis of TripAdvisor reviews on restaurants : a case study of Macau. Journal of tourism, 16(1), 17-28. https://agrilife.org/ertr/files/2015/02/SP03_ReviewSession_Lei.pdf.

Lu, L., Cai, R., & Gursoy, D. (2019). Developing and validating a service robot integration willingness scale. International Journal of Hospitality Management, 80, 36-51. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2019.01.005.

Mendes, I. D. O. (2015). Marketing Experiencial: A lealdade do consumidor em cadeias de fast food (Doctoral dissertation). https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17633/ 1/mmc_in%C3%AAs_mendes.pdf.

Mossberg, L. (2007). A marketing approach to the tourist experience. Scandinavian journal of hospitality and tourism, 7(1), 59-74. https://doi.org/10.1080/15022250701231915.

Murphy, J., Gretzel, U., & Pesonen, J. (2019). Marketing robot services in hospitality and tourism: the role of anthropomorphism. Journal of Travel & Tourism Marketing, 36(7), 784-795. https://doi.org/10.1080/15022250701231915.

Oliveira, F. R. D.E. (2019). Atendimento robotizado: saiba os riscos e como evitá-los na central!. [Web page]. https://conteudo.movidesk.com/atendimento-robotizado/.

Pine, B. J., & Gilmore, J. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 98-105. https://doi.org/10.4337/9781781004227.00007.

Pine, B. J., Pine, J., & Gilmore, J. H. (1999). The experience economy: work is theatre & every business a stage. Harvard Business Press. https://www.marketch.su/pdf/Pine_Gilmore_The_experience_economy_1999.pdf.

Qiu, H., Li, M., Shu, B., & Bai, B. (2020). Enhancing hospitality experience with service robots: The mediating role of rapport building. Journal of Hospitality Marketing & Management, 29(3), 247-268. https://doi.org/10.1080/19368623.2019.1645073.

Ritchie, J. B., Tung, V. W. S., & Ritchie, R. J. (2011). Tourism experience management research: Emergence, evolution and future directions. International Journal of Contemporary Hospitality Management. https://doi.org/10.1108/09596111111129968.

Santos, P. R. F. (2019). Uma análise qualitativa aos comentários do TripAdvisor: o caso dos restaurantes de São Miguel (Doctoral dissertation). https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/5203.

Severino, A. (2012). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 27.

Schmitt, B. (1999). Experiential marketing. Journal of marketing management, 15(1-3), 53-67. https://doi.org/10.1362/026725799784870496.

Schmitt, B. H. (2002). Marketing experimental–Exame. NBL Editora.

Schmitt, B. H. (2007). Big think strategy: How to leverage bold ideas and leave small thinking behind. Harvard Business Review Press.

Taecharungroj, V., & Mathayomchan, B. (2019). Analysing TripAdvisor reviews of tourist attractions in Phuket, Thailand. Tourism Management, 75, 550-568. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.06.020.

Tung, V. W. S., & Au, N. (2018). Exploring customer experiences with robotics in hospitality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 30 (7), 2680-2697. https://doi.org/10.1108/IJCHM-06-2017-0322.

Tuomi, A., Tussyadiah, I. P., & Stienmetz, J. (2021). Applications and implications of service robots in hospitality. Cornell Hospitality Quarterly, 62(2), 232-247. https://doi.org/10.1177/1938965520923961.

Vásquez, C. (2012). Narrativity and involvement in online consumer reviews: The case of TripAdvisor. Narrative Inquiry, 22(1), 105-121. https://doi.org/10.1075/ni.22.1.07vas.

Walls, A., Okumus, F., Wang, Y., & Kwun, D. J. W. (2011). Understanding the consumer experience: An exploratory study of luxury hotels. Journal of Hospitality Marketing & Management, 20(2), 166-197. https://doi.org/10.1080/19368623.2011.536074.

Weiss, A., Bernhaupt, R., Lankes, M., & Tscheligi, M. (2009). The USUS evaluation framework for human-robot interaction. In AISB2009: proceedings of the symposium on new frontiers in human-robot interaction, 4 (1), 11-26. https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.160.2694&rep=rep1&type=pdf.

Weisskopf, J. P. & Masset, P. (2020). 2021 Top Hospitality Industry Trends [Web page]. Retrieved from https://hospitalityinsights.ehl.edu/-top-hospitality-trends>.

Yuan, Y. H. E., & Wu, C. K. (2008). Relationships among experiential marketing, experiential value, and customer satisfaction. Journal of Hospitality & Tourism Research, 32(3), 387-410. https://dergipark.org.tr/tr/download/issue-full-file/62642.

Ziemke, T., & Thill, S. (2014). Robots are not embodied! conceptions of embodiment and their implications for social human-robot interaction. In Sociable Robots and the Future of Social Relations, 49-53. https://doi.org/10.3390/mti3030053.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PAIXÃO, Thalía Mayara Amorim da; SALAZAR, Viviane Santos. Robotização e experiência de consumo em hotéis na Ásia: uma análise qualitativa de comentários no TripAdvisor . Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 3, p. 618–635, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i3p618-635. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/192733.. Acesso em: 9 maio. 2024.