Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural

Autores

  • Manoela Barbacovi Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p383-403

Palavras-chave:

Currículo cultural, Gramado, Turismo, Gamificação

Resumo

O presente estudo elege como objeto de análise o aplicativo Gramado Jornada Virtual. Esse App, desenvolvido com o aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, encontra-se disponível para download no Google Play e Apple Store. Como um livro interativo, ele conta sobre a origem dessa cidade, seus colonizadores, apresentando, também, informações sobre os pontos turísticos e eventos, além de possuir alguns jogos e recursos que, por exemplo, permitem aos usuários tirar selfies como se estivessem em Gramado. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos culturais, nesse artigo pretende-se ampliar as noções de currículo para além das fronteiras da escola, com base no que Costa, Wortmann e Bonin (2016) denominam de Currículo Cultural e, por conseguinte, encontrar respostas para os seguintes questionamentos: de que forma as teorizações sobre currículo cultural são observadas no Gramado Jornada Virtual? Quais os efeitos que esse aplicativo produz sobre a imagem turística dessa cidade e sob quais intencionalidades? Que tipo de relação se estabelece entre esse aplicativo e o marketing turístico de Gramado? Por intermédio das Análises Culturais realizadas sobre esse aplicativo, observou-se a difusão de narrativas particulares, desvelando, em seu âmago, um processo de seleção de discursos muito análogo àquele praticado no interior dos currículos escolares, com o propósito de reforçar a produção da imagem turística de Gramado associada a características europeias. E, também, notou-se a potencialidade do ambiente de gamificação para promoção de estratégias tácitas de marketing, voltadas principalmente para o público infantil, sob a égide de influenciar o mercado consumidor adulto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoela Barbacovi, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Referências

Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.

ASCOM/PMG. (2021). Secretaria da Cultura lança edital de financiamento “Retomada Cultural”. Prefeitura Municipal de Gramado. https://www.gramado.rs.gov.br/noticias/secretaria-da-cultura-lanca-edital-de-financiamento-retomada-cultural.

ASCOM/PMG. (2022). Aplicativo Gramado Jornada Virtual é lançado na Feira Feito em Gramado. Prefeitura Municipal de Gramado. https://www.gramado.rs.gov.br/noticias/aplicativo-gramado-jornada-virtual-e-lancado-na-feira-feito-em-gramado.

Baptista, M. M. & Silveira, L. (2017). A mercantilização e exotização do outro no turismo. In A. Brambilla, M. M. Baptista, E. Vanzella & L. Silveira (Orgs.). Cultura e turismo: interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil (p. 23-48). CTA.

Bartoli, E., Elmi, B., Pascuzzi, D. & Smorti, A. (2018). Gamification in Tourism. Psychology and Behavioral Science International Journal, 8(3). https://juniperpublishers.com/pbsij/pdf/PBSIJ.MS.ID.555740.pdf

Brambilla, A., Baptista, M. M. R. T. & Vanzella, E. (2014). Turismo Cultural: cultura, identidades na era pós-industrial. REF – Revista Eletrônica da FAESNE, 1(1), p. 29-40.

Brasil. (2010). Turismo Cultural: orientações básicas. Ministério do Turismo. http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

Buckingham, D. (2014). Kids for Sale? Childhood and Consumer Culture. In S. Wagg & J. Pilcher. Thatcher’s Grandchildren. Palgrave Macmillan. https://www.academia.edu/11603746/Kids_for_Sale_Childhood_and_Consumer_Culture?auto=download.

Canclini, N. G. (1994). O patrimônio cultural e a construção imaginária do social. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (23), p. 95-115. http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=8429&gt.

Costa, M. V. (2001). Currículo e política cultural. In M. V. Costa (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo (pp. 37-68). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Costa, M., Kirchhof, E. & Wortman, M. (2015). Estudos Culturais e Educação: Contingências, Articulações, Dispersões. Ulbra.

Costa, M. V., Wortmann, M. L. & Bonin, I. T. (2016). Contribuições dos Estudos Culturais às pesquisas sobre currículo: uma revisão. Currículo sem Fronteiras, 16(3), p. 509-541. https://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/costa-wortmann-bonin.pdf

Dorneles, E. B. (2001). Gramado: a produção e o consumo de uma imagem de cidade europeia no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Grossberg, L., Nelson, C. & Treichler, P. (2011). Estudos culturais: uma introdução. In T. T. Silva (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Vozes, p. 7-37.

Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, 2, p. 15-46. http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/download/71361/40514.

Hall, S. (2005). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Hall, S. (2016). Cultura e representação. Rio de Janeiro, RJ: Apicuri.

Hewison, R. (1987). The Heritage Industry – Britain in a Climate of Decline. London, UK: Methuen.

Hobsbawm, E., Ranger, T. (2008). A invenção das tradições. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Hudson, S.; Hudson, D. (2006). Branded entertainment: A new advertising technique, or product placement in disguise? Journal of Marketing Management, 22(5–6), p. 489–504.

Hudson, S., Tung, V. W. S. (2016). Appealing to Tourists Via Branded Entertainment: From Theory to Practice. Journal of Travel and Tourism Marketing, 33, p.123-137. https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1008671.

Kellner, D. (2001). A Cultura da Mídia - Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC.

Kim, Y.-N., Lee, Y., Suh, Y.-K. & Kim, D.-Y. (2021). The effects of gamification on tourist psychological outcomes: an application of letterboxing and external rewards to maze park. Journal of Travel and Torism Marketing, (38)4, p. 341-355.

Moreira, A. F. B. & Silva, T. T. (1994). Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In A. F. Moreira & T. T. Silva (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Cortez, p. 7-35.

Mr. Dev. Studio. (2022). Gramado Jornada Virtual. [Aplicativo Móvel]. PlayStore. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mrdevstudio.gramadovirtual&pli=1

Rahma, M. A.; Islam, M. A.; Esha, B. H.; Sultana, N. & Chakravorty, S. (2018). Consumer buying behavior towards online shopping: An empirical study on Dhaka city, Bangladesh. Cogent Business & Management. 5: 1514940. https://doi.org/10.1080/23311975.2018.1514940

Rojek, C. (1997). Indexing, Dragging and the Social Construction of Tourist Sights. In C. Rojek & J. Urry (Orgs.). Touring cultures: transformations of travel and theory. Routledge, p.52-74.

Simon, R. I. (2011). A pedagogia como uma tecnologia cultural. In T. T. Silva. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Vozes, p. 61-84.

Silva, T. T. (2006). Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Silva, T. T. (2010). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Steinberg, S. R. (2016). Produzindo múltiplos sentidos: pesquisa com bricolagem e pedagogias culturais. In K. Saraiva & F. Marcello (Orgs.). Estudos culturais e educação: desafios atuais. Ed. Ulbra, p. 211-243.

Steinberg, S. & Kincheloe, J. (Orgs.) (2004). Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Trad. George Eduardo Japiassú Brício. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

SMITH, M. K. Issues in Cultural Tourism Studies. London: Routledge, 2003.

Tribe, J. (2005). Tourism, Knowledge and the curriculum? In D. Airey & J. Tribe (Ed.). An international handbook of tourism education. Elsevier, p. 47-60.

Urry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas (3ª Ed.). Bauru, SP: Studio Nobel.

Wortmann, M. L. C., Costa, M. V., & Silveira, R. M. H. (2015). Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação, 38(1), 32–48. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441.

Downloads

Publicado

2023-10-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BARBACOVI, Manoela. Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 2, p. 383–403, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p383-403. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/206027.. Acesso em: 28 abr. 2024.