O processo de ensino-aprendizagem no Curso Superior de Turismo: uma revisão sistemática

Autores

  • Magnun Bezerra de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Turismo, Revisão sistemática da literatura

Resumo

A compreensão do processo de aprendizagem nas salas de aula constitui uma premissa fundamental frente à adequação das práticas de ensino que refletem na formação dos estudantes. Entende-se que no âmbito do ensino superior os desafios são ainda maiores, dadas as imersões intelectivas necessárias no processo de graduação, natureza temática de cada curso, perfis de aprendizagem, dentre outros. Diante disso, pretende-se entender como o processo de ensino-aprendizagem no curso superior em Turismo está sendo tratado em publicações científicas. Como objetivo geral, buscase compreender o processo de ensino-aprendizagem no Brasil do curso superior em Turismo a partir de publicações científicas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, na base SciELO, buscando por assunto nos repositórios Capes, Web of Science e Google Acadêmico. Assim, a partir da exploração parcial de 110 artigos, com recorte temporal de busca no intervalo de 2011 a 2022, chegou-se à análise integral de 11 artigos, os quais foram incorporados na síntese qualitativa dos resultados. Pôde-se concluir que a aprendizagem no curso de graduação em Turismo é pouco explorada nos periódicos científicos, ainda, não existem revistas especializadas na área, no Brasil, e os estudos internacionais de maior circulação enfatizam negócios, empreendedorismo, economia etc. Por fim, sugere-se o desenvolvimento de estudos na área, dada sua importância acadêmica e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magnun Bezerra de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

  • Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Docente dos Programas de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, e em Administração ambos da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Referências

Alencar, E. S., & Almouloud, S. A. (2017). A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão e Ação, 25(3), 204-220. https://pdfs.semanticscholar.org/3183/96ba46dbbc7490821a09164df1d3c7033f5c.pdf

Antunes, C. (2011). Como desenvolver as competências em sala de aula. Editora Vozes Limitada. https://googlegroups.com/group/saberes-de-si-furb/attach/14097ff8bd0369/Como_desenvolver_as_competencias_em_sala%20de%20aula.pdf?part=0.1

Arruabarrena, R., Sánchez, A., Blanco, J. M., Vadillo, J. A., & Usandizaga, I. (2019). Integration of good practices of active methodologies with the reuse of student-generated content. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(1), 1-20. https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-019-0140-7

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva (Vol. 1, pp. p-243). Lisboa. Paralelo Editora, Lda. https://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf

Barbosa, E. F., & Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67. https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/349DOI?

Barkathunnisha, A. B., Lee, D., & Price, A. (2017). Transcending towards a spirituality-based platform in tourism higher education: A contemplation of the pedagogical implications. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 21, 174-184. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837616301174DOI?

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, 32(1), 25-40. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326

Bezerra, K. P., de Lima-Costa, K. F., Oliveira, L. C., Fernandes, A. C. L., Carvalho, F. P. B., & Sousa-Rosso, I. C. A. (2020). Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, 9(9), https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7226e359997226-e359997226.

Bonadiman, H., & Nonenmacher, S. E. (2007). O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24(2), 194-223. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165466

Bordini, M. (2021). A evasão escolar: uma metassíntese qualitativa de estudos brasileiros (2015-2020). Revista Interfaces, 12(01), 219-231. https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6511

Brandão, J. M. F., Cavalcante, E. D. C., & Temoteo, J. A. G. (2014). The Learning Process of Students of Tourism and Hospitality under the Perspective Andragogical. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3). https://search.proquest.com/openview/f2f21bb265379e190d7d9fbae92f2ff5/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2032696

Brasil. Resolução nº 13, de 24 de novembro de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo e dá outras providências. https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwriqZNeCCdlhLAMP4Xz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzEEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1697085663/RO=10/RU=https%3a%2f%2fwww.santosjunior.com.br%2fLegislacao%2fresolucao1324112006.pdf/RK=2/RS=hqXtXwduDMhzwC9U0TeRw6vZ7jM-. Disponível em: Acesso em 12 fev. 2022.

Bretz, S. L. (2001). Novak's theory of education: Human constructivism and meaningful learning. Journal of Chemical Education, 0021-9584. https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ed078p1107.6.

Candau, V. M. F. (2011). Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, 11(2), 240-255. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4709185/mod_resource/content/2/Leitura%20complementar.pdf

Cladera, M., Rejón-Guardia, F., Vich-i-Martorell, G. À., & Juaneda, C. (2019). Tourism students’ attitudes toward statistics. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 24, 202-210. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837618301606

Coelho, É. A., Gomes, S. G. S, Júnior, W. A. D., Rossi, T. R., Rodrigues, P. E. L., & Soares, L. F. (2020). Construindo aprendizagem ativa com mapas conceituais: percepções e utilização. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, 12(21), 91-112. https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1024

Cunha, M. I. (2004). Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, 27(3). https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/397

Cunha, M. I. (2016). Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, 29(97). http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172

Davidson, N., Major, C. H., & Michaelsen, L. K. (2014). Small-group learning in higher education—cooperative, collaborative, problem-based, and team-based learning: an introduction by the guest editors. Journal on Excellence in College Teaching, 25(3-4), 1-6. https://ctl.oregonstate.edu/sites/ctl.oregonstate.edu/files/small_group_learning_in_higher_education.pdf

Deubel, P. (2003). An investigation of behaviorist and cognitive approaches to instructional multimedia design. Journal of educational multimedia and hypermedia, 12(1), 63-90. https://www.learntechlib.org/p/17804/

Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288. https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404

Edgar, D. W. (2012). Learning theories and historical events affecting instructional design in education: Recitation literacy toward extraction literacy practices. Sage Open, 2(4), 2158244012462707. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/2158244012462707

Ertmer, P. A., & Newby, T. J. (1993). Behaviorism, cognitivism, constructivism: Comparing critical features from an instructional design perspective. Performance improvement quarterly, 6(4), 50-72. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1937-8327.1993.tb00605.x

Guarienti, M. D. N. (2012). A referenciação em currículos da educação profissional: os processos de discursivização e a formação em turismo (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-091256/en.php

Hartikainen, S., Rintala, H., Pylväs, L., & Nokelainen, P. (2019). The concept of active learning and the measurement of learning outcomes: A review of research in engineering higher education. Education Sciences, 9(4), 276. https://www.mdpi.com/2227-7102/9/4/276

Hinojoza, H. M. C., & Regalado, C. D. B. (2020). La enseñanza-aprendizaje del derecho a través de una plataforma virtual institucional. Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho, 7(2), 143-166. https://revistaidiem.uchile.cl/index.php/RPUD/article/view/57035

Jie, Z., Puteh, M., & Sazalli, N. A. H. (2020). A social constructivism framing of mobile pedagogy in english language teaching in the digital era. Indonesian Journal of Electrical Engineering and Computer Science, 20(2), 830-836. https://www.researchgate.net/profile/Jie-Zhang-425/publication/345142432_A_social_constructivism_framing_of_mobile_pedagogy_in_english_language_teaching_in_the_digital_era/links/5ff9be2692851c13fefdcedf/A-social-constructivism-framing-of-mobile-pedagogy-in-english-language-teaching-in-the-digital-era.pdf

Kalamas-Hedden, M., Worthy, R., Akins, E., Slinger-Friedman, V., & Paul, R. C. (2017). Teaching sustainability using an active learning constructivist approach: Discipline-specific case studies in higher education.education. Sustainability, 9(8), 1320. https://doi.org/10.3390/su9081320

Kim, A. K. (2013). Reflective journal assessment: The application of good feedback practice to facilitating self-directed learning. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 13, 255-259. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837612000421

Kim, S. S., Jung, J., & Wang, K. C. (2016). Hospitality and tourism management students' study and career preferences: Comparison of three Asian regional groups. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 19, 66-84. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837616300107

Kundi, G. M., & Nawaz, A. (2010). From objectivism to social constructivism: The impacts of information and communication technologies (ICTs) on higher education. Journal of Science and Technology Education Research, 1(2), 30-36.. https://academicjournals.org/article/article1379488493_Nawaz%20and%20Kundi%208.pdf

Laburú, C. E., Arruda, S. D. M., & Nardi, R. (2003). Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 9, 247-260. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1516-3132003000200007&script=sci_abstract

Liburd, J. J., & Christensen, I. M. F. (2013). Using web 2.0 in higher tourism education. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 12(1), 99-108. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837612000548

Lima, J. R., & Rejowski, M. (2011). Ensino superior em turismo no Brasil: a produção acadêmica de dissertações e teses (2000-2009). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 5(3), 406-432. https://www.redalyc.org/pdf/5041/504152253007.pdf

Loureiro, S. R. C. (2017). Ensinar a Aprender, Aprender a Ensinar (Doctoral dissertation, Instituto Politecnico do Porto (Portugal). https://search.proquest.com/openview/17b23b57b4c7aee428d4b35e92b88a72/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y

Maia, J. D. O., Junqueira, M. M., Wartha, E. J., & Silva, E. L. (2013). Piaget, Ausubel, Vygotsky e a experimentação no ensino de Química. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, (Extra), 1002-1006. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/306333/396240

Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=XsRp1avthq0C&oi=fnd&pg=PA1&dq=Masetto,+M.+T.+(2012).+Compet%C3%AAncia+pedag%C3%B3gica+do+professor+universit%C3%A1rio.+Summus+editorial.&ots=stKcIvK_D-&sig=XfHipBgp_zog6KTLzPXx572svAM

Matthews, M. S. (2000). Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 17(3), 270-294. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165417

Mayer, R. E. (2019). Thirty years of research on online learning. Applied Cognitive Psychology, 33(2), 152-159. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/acp.3482

Medaglia, J., Silveira, C. E., & Gândara, J. M. G. (2012). Quatro décadas de ensino superior de turismo no brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo: Visão e Ação, 14(1), 006-018. https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2659

Menezes, P. D. L. D., & Teixeira, C. R. (2020). As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade. Turismo: Visão e Ação, 22, 533-551. https://www.scielo.br/j/tva/a/vYNSFmCCFByDmDRDTGtNytx/

Menezes, P. D. L., & Teixeira, C. R. (2017). A formação do currículo universitário: estudo de caso sobre o projeto pedagógico do curso de bacharelado em turismo. Revista e-Curriculum, 15(1), 200-220. https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/21894

Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M. D., Meirelles, C. D. A. B., Pinto-Porto, C., ... & Hoffmann, L. M. A. (2008). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, 13, 2133-2144. https://www.scielo.br/j/csc/a/9M86Ktp3vpHgMxWTZXScRKS/

Moreira, J. A., Nejmeddine, F., & Almeida, A. C. (2014). Aprendizage en ambientes on-line en la ensenânza de educácion superior en Portugal. Revista Perspectivas Educativas, (7), 45-60. https://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/download/667/513

Mota, K. C. N., & dos Anjos, F. A. (2012). Higher education to tourism in Brazil: Analysis of the supply of higher education in Northeastern Brazil by the Federal Institutes. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(1), 48. https://search.proquest.com/openview/280b9a87898d0d7b684d36f41ce6ebe5/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2032696

Nanclares, N. H., & Rodríguez, M. P. (2016). Students' Satisfaction with a Blended Instructional Design: The Potential of" Flipped Classroom" in Higher Education. Journal of Interactive Media in Education, 2016(1). https://eric.ed.gov/?id=ej1089335

Niaz, M. (2008). Whither constructivism?—A chemistry teachers’ perspective. Teaching and Teacher Education, 24(2), 400-416. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X07001345

Oliveira, Ê. S. (2017). Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, 32(101), 212-232. https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5924

Olmedo‐Torre, N., Martínez, M. M., & Peña, M. (2021). Effectiveness of blended instructional design based on active learning in a graphic engineering course. Computer Applications in Engineering Education, 29(4), 810-837. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cae.22338

Oxford, R. L. (1997). Cooperative learning, collaborative learning, and interaction: Three communicative strands in the language classroom. The modern language journal, 81(4), 443-456. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-4781.1997.tb05510.x

Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., & Queiroz, A. H. B. (2016). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 15(2). https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049

Parra-González, M. E., López-Belmonte, J., Segura-Robles, A., & Fuentes-Cabrera, A. (2020). Active and emerging methodologies for ubiquitous education: Potentials of flipped learning and gamification. Sustainability, 12(2), 602. https://www.mdpi.com/2071-1050/12/2/602

Ramos, A., Faria, P. M., & Faria, Á. (2014). Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 17-36. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2014000100002&script=sci_abstract&tlng=en

Rejowski, M., & Leal, S. R. (2012). The use of cases for teaching tourism: Teaching-learning strategy for higher education in Brazil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(1), 109. https://search.proquest.com/openview/280b9a87898d0d7bb0fab6ff54430109/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2032696

Rodríguez-Antón, J. M., Alonso-Almeida, M.M., Andrada, L. R., & Pedroche, M. C. (2013). Are university tourism programmes preparing the professionals the tourist industry needs? A longitudinal study. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 12(1), 25-35. http://gtb.unaux.com/Teachers/SampleArticles/13b.pdf

Roman, C., Ellwanger, J., Becker, G. C., Silveira, A. D. D., Machado, C. L. B., & Manfroi, W. C. (2017). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 4 (2017), p. 349-357. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/173444

Scott, P., Asoko, H., & Leach, J. (2013). Student conceptions and conceptual learning in science. In Handbook of research on science education (pp. 31-56). Routledge. https://api.taylorfrancis.com/content/chapters/edit/download?identifierName=doi&identifierValue=10.4324/9780203824696-3&type=chapterpdf

Seixas, E. P. A., Araújo, M. V. P., Brito, M. L. A., & Fonseca, G. F. (2017). Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: Um estudo em Instituição de Ensino Superior. Turismo: Visão e Ação, 19(3), 566-588. https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/11669

Silva, J. W. L., Caldas, G. R. F., Campos, A. M. P., Santos, L. S. A., Pereira, P. E. C., Santos Paz, A. C., ... & da Silva, C. R. L. (2021). Assistência de Enfermagem frente a prevenção e ao tratamento dos pacientes acometidos por LPP em uma Unidade de Terapia Intensiva: Uma revisão sistemática com metassíntese. Research, Society and Development, 10(9). https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17784, e10410917784-e10410917784.

Singhal, D. (2017). Understanding student-centered learning and philosophies of teaching practices. International Journal of Scientific Research and Management, 5(2), 5123-5129. https://www.researchgate.net/profile/Divya-Singhal/publication/313698624_Understanding_Student-_Centered_Learning_and_Philosophies_of_Teaching_Practices/links/58b2c91ea6fdcc6f03fbf0bb/Understanding-Student-Centered-Learning-and-Philosophies-of-Teaching-Practices.pdf

Veiga, I. P. A. (2006). Docência universitária na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 1, 87-98. https://www2.fag.edu.br/professores/solange/PESQUISA%20EM%20EDUCACAO/BIBLIOGRAFIA/VEIGA,%20Ilma%20Passos%20Alencastro.%20Doc%C3%AAncia%20univesit%C3%A1ria%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior.pdf

Weegar, M. A., & Pacis, D. (2012). A comparison of two theories of learning--behaviorism and constructivism as applied to face-to-face and online learning. In Proceedings e-leader conference, Manila. https://www.academia.edu/download/34484829/compare_of_two_teory.PDF

WTTC. World Travel and Tourism Council. (2021). Economic impact report https://wttc.org/Portals/0/Documents/Reports/2021/Global%20Economic%20Impact%20and%20Trends%202021.pdf?ver=2021-07-01-114957-177

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SOUSA, Magnun Bezerra de; BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo. O processo de ensino-aprendizagem no Curso Superior de Turismo: uma revisão sistemática. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 66–84, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/213155.. Acesso em: 15 maio. 2024.