Percepções dos hóspedes de Airbnb pós-experiência: indicadores e variáveis que compõem a satisfação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p258-277

Palavras-chave:

Marketing turístico, Comportamento do consumidor em turismo, Satisfação do consumidor, Economia compartilhada

Resumo

Com o avanço da tecnologia, várias empresas surgiram e as tradicionais tiveram que se adaptar à era digital, transformando-se em negócios digitais. O Airbnb, uma empresa do ramo de hotelaria, surgiu em 2007 e rapidamente se tornou ativo na esfera turística, mudando e inovando a forma de viajar. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os elementos que compõem a satisfação dos consumidores do Airbnb, com a proposta de desenvolver um modelo para entender e avaliar essa satisfação. Os métodos empregados consistem em uma pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza exploratória-descritiva, utilizando o software Iramuteq para analisar o corpus textual extraído do site do Airbnb. Foram coletados um total de 242 comentários dos anos de 2021 a 2023, em hospedagens localizadas em São Paulo (84), Gramado (106) e Pipa (52), que obedeciam aos critérios estabelecidos. Os resultados indicam elementos composicionais da experiência do consumidor, incluindo custos, qualidade da hospedagem e comunicação com o anfitrião, além da importância da correspondência entre o que é anunciado e o que é experienciado pelo turista. Cientificamente, a proposta de um modelo para aferir a satisfação no Airbnb pode beneficiar pesquisas futuras. Socialmente, acredita-se que a pesquisa contribua para o desenvolvimento socioeconômico do país, continuando os estudos na linha de comportamento de consumo.

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Biografia do Autor

  • Kennedy Kaufummam Costa Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Pedro Scrivano, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Turismo pela Universidade de São Paulo. Docente do bacharelado em Administração da Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pós-Doutora em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona. Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MAFRA, Kennedy Kaufummam Costa; SCRIVANO, Pedro; CAVALCANTE, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva; FERREIRA, Lissa Valéria Fernandes. Percepções dos hóspedes de Airbnb pós-experiência: indicadores e variáveis que compõem a satisfação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 258–277, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34i1p258-277. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/216889.. Acesso em: 30 dez. 2024.