O Turismo de Base Comunitária e a democratização do turismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v36pe025010Palavras-chave:
Turismo de Base Comunitária, Democratização, TurismoResumo
As primeiras iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) no Brasil surgiram na década de 1990. Desde então, são inúmeros os estudos que discutem as bases conceituais, as premissas, as experiências, os projetos e as redes na área de TBC no contexto brasileiro. Nesse sentido, numa abordagem pouco explorada, o objetivo deste artigo é analisar como o TBC pode contribuir para a democratização do turismo, a partir de estudos de caso situados em diferentes macrorregiões do país. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a intenção de representar estatisticamente ou mensurar as contribuições das iniciativas de TBC para a democratização do turismo, mas sim de apresentar um ensaio que problematiza e reflete sobre o papel do TBC na ampliação do acesso ao turismo para diferentes camadas sociais brasileiras, a partir de um panorama da oferta de produtos e serviços turísticos e do perfil dos visitantes reais e desejados no âmbito do TBC. O procedimento metodológico adotado para a realização da pesquisa foi o estudo de casos múltiplos de oito iniciativas de TBC situadas nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Também foram alvo da pesquisa agências de turismo especializadas em TBC. Os resultados apontam que os produtos e serviços do TBC atendem a um nicho e a uma demanda turística específica. Essa característica está alinhada à própria natureza e essência do TBC, que desafia, inclusive, a concepção do turismo enquanto atividade predominantemente capitalista.
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