Idealizar o mercado profissional de travel design: meta-hospitalidade, competências, conhecimentos e habilidades essenciais para o turismo de luxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v36pe025004

Palavras-chave:

Meta-hospitalidade, Turismo de luxo, Travel Design, Stakeholders, Mercado profissional

Resumo

O setor de turismo foi uma das atividades mais impactadas pela covid-19, sofrendo com cancelamentos de viagens e demissões em massa. O retorno desse setor trouxe uma nova realidade: clientes mais exigentes e viagens personalizadas, o que impulsionou o surgimento do mercado de travel design, especialmente no segmento de viagens de luxo e alto padrão. Assim, o objetivo geral deste estudo é “idealizar o mercado profissional de travel design que integre meta-hospitalidade, competências, conhecimentos e habilidades específicas para o turismo de luxo”. Este estudo exploratório e qualitativo considerou a análise dos temas destacados e a realização de entrevistas com seis referências do mercado brasileiro de travel design e turismo de luxo. Como resultados, caracterizou-se esse mercado pelo design de viagens, curadoria de destinos, experiências e serviços oferecidos aos clientes, pela busca constante por conhecimento e novas habilidades, pela personalização e inovação em serviços, e pela construção de relações pautadas na confiança e na meta-hospitalidade para sua consolidação.

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Biografia do Autor

  • Alan Aparecido Guizi, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

  • Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente e coordenadora do Programa Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

08-08-2025

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

GUIZI, Alan Aparecido; WADA, Elizabeth Kyoko. Idealizar o mercado profissional de travel design: meta-hospitalidade, competências, conhecimentos e habilidades essenciais para o turismo de luxo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 36, p. e025004, 2025. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v36pe025004. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/231171.. Acesso em: 25 dez. 2025.