Por uma epistemologia da comunicação turística: um estudo da produção brasileira indicada no seminário da Anptur entre 2013 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v36pe025006

Palavras-chave:

Comunicação turística, Epistemologia específica, Disciplinas acadêmicas, Linhas de pesquisa

Resumo

O artigo problematiza o lugar epistemológico da comunicação turística no Brasil, a partir de produções do seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). Buscou-se identificar eixos temáticos que definem a epistemologia da comunicação turística, tendo como método a hermenêutica dialética transformacional e a análise de conteúdo como procedimento operacional. O objeto empírico foi constituído por 32 títulos de trabalhos apresentados no evento entre os anos de 2013 e 2022. Como resultado, foram sistematizados nove eixos temáticos que qualificam a comunicação turística como uma epistemologia específica tanto do turismo quanto da comunicação social. Como contribuição, o trabalho propõe um objeto da comunicação turística, apresenta uma proposta de organização de disciplinas acadêmicas e de direcionamento de linhas de pesquisa e sugere a aplicação do conhecimento no mercado de trabalho. A reflexão coopera para fortalecer a comunidade científica e pode ser adequada a outras áreas do saber turístico e da comunicação social, no sentido de delimitar epistemologias específicas, consolidando a epistemologia global nas respectivas áreas.

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Biografia do Autor

  • Moabe Breno Ferreira Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGTUR-EACH-USP), doutor pelo Programa de Ciências Sociais Aplicadas ao Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN). Possui graduação em Comunicação Social, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e mestrado em Cultura & Turismo, pelo programa integrado entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve estudos com foco na área de comunicação e turismo, como foco em comunicação pública, estratégica, digital e ambiental, preocupando-se com temas em identidade regional, produção da memória digital e memória social, semiótica e produção de sentidos. É professor universitário e tem experiência em comunicação pública de cidades turísticas, desenvolvendo projetos com base em educomunicação.

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Publicado

22-08-2025

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COSTA, Moabe Breno Ferreira. Por uma epistemologia da comunicação turística: um estudo da produção brasileira indicada no seminário da Anptur entre 2013 e 2022. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 36, p. e025006, 2025. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v36pe025006. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/232582.. Acesso em: 28 dez. 2025.