Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil

Autores

  • Maria Isabel Teles UDC
  • Eliane Cristine Francisco PUC - PR
  • Paulo Muller Prado UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p166-186

Palavras-chave:

gestão de marcas de destinos turísticos, valor de marca de destinos turísticos do ponto de vista do consumidor, marcas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor de marca de destinos turísticos de acordo com a percepção do consumidor/turista. Para tanto, como contexto empírico do estudo foi realizado um survey na localidade turística de Foz do Iguaçu com 286 casos válidos. Quatro dimensões foram analisadas, sendo elas: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos do destino em análise. Os resultados sugerem a existência de dois grupos distintos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, chamado de “fascinados”, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo, chamado de “indiferentes”. O valor percebido da marca do destino Foz do Iguaçu demonstrou ser diferente entre os grupos de turista, mas reforçou a necessidade de se explorar a imagem dos atrativos naturais da localidade, em prol da disseminação do conhecimento do destino perante os diferentes públicos.

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Biografia do Autor

  • Maria Isabel Teles, UDC
    Mestre em Administraçao de Empresas pela UFPR, bacharel em Comunicacao Social com ênfase em PUblicidade e Propaganda pela FAAP
  • Eliane Cristine Francisco, PUC - PR
    Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela UFPR com ênfase em Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing, especialista em Administração em Marketing pela FAE Business School, bacharel em Comunicação Social ênfase em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, e Designer Gráfica pela UTFPR. É professora adjunta do programa de mestrado e doutorado (PPAD) da PUCPR.
  • Paulo Muller Prado, UFPR
    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e coordenador na linha de pesquisa de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor da instituição.

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Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TELES, Maria Isabel; FRANCISCO, Eliane Cristine; PRADO, Paulo Muller. Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 166–186, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p166-186. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/52416.. Acesso em: 3 maio. 2024.