O turismo no Brasil e a necessidade de pesquisas no setor: a realidade em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i1p5-23Palavras-chave:
planejamento do turismo brasileiro, Plano Nacional de Turismo, turismo sustentável, pesquisa em turismo.Resumo
O planejamento da atividade turística precisa ser elaborado com base em pesquisas que retratem o potencial turístico da localidade e em dados sobre a realidade do mercado turístico. Com o objetivo de analisar a atividade turística no Brasil e propor uma agenda de pesquisas para o setor, realizou-se um estudo exploratório-descritivo, com base em dados secundários, publicados pelos órgãos responsáveis. A pesquisa revelou que: a) os dados disponíveis nas estatísticas brasileiras relacionadas com o turismo doméstico não apresentam uniformidade nas séries históricas e nas variáveis estudadas; (b) há insuficiência de pesquisas que sirvam de base para ações que permitam o alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo - PNT; e (c) existe carência de dados, dificultando o monitoramento adequado dos efeitos da atividade turística no meio ambiente, o que demonstra a necessidade da definição de uma agenda de pesquisas, a fim de que o PNT atinja seus objetivos. Verificou-se, também, que quatro das oito dimensões de sustentabilidade propostas por Sachs (2002) são contempladas no plano.Downloads
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