Gerenciamento de riscos em programas de aventura

Autores

  • Victor López-Richard
  • Wellington Roberto Alamino
  • Marco Fonseca Simões Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i1p94-108

Palavras-chave:

turismo de aventura, gestão de risco, padrões de precaução.

Resumo

O gerenciamento de riscos em programas de aventura será analisado de maneira sistemática neste trabalho. Os elementos que conformam os padrões de precaução em atividades comerciais de aventura serão tratados de forma crítica. Várias questões relacionadas à polêmica do credenciamento e certificação de programas comerciais de aventura serão analisadas. Os principais conceitos relativos à segurança na concepção, no planejamento, no monitoramento e na execução de programas turísticos de aventura e eventos na natureza serão abordados. Após a revisão conceitual, será exposto o resultado do estudo dos elementos de gerenciamento de riscos, introduzidos na legislação que rege a implementação da política de desenvolvimento do turismo sustentável no Município de Brotas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor López-Richard
    Doutor em Física. Membro do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo, São Carlos-sp; organizador de programas de aventura
  • Wellington Roberto Alamino
    Bacharel em Turismo, com ênfase em Ecoturismo, pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, São Carlos-SP.
  • Marco Fonseca Simões, Centro Universitário Central Paulista - UNICEP
    Graduado em Ciências Jurídicas, pelas Faculdades Integradas de São Carlos - FADISC; pós-graduado em Direito Empresarial com extensão em Direito Arnbiental- INPG/Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Professor do UNICEP.

Downloads

Publicado

2007-05-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LÓPEZ-RICHARD, Victor; ALAMINO, Wellington Roberto; SIMÕES, Marco Fonseca. Gerenciamento de riscos em programas de aventura. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 1, p. 94–108, 2007. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p94-108. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/62610.. Acesso em: 18 jun. 2024.