Turismo de aventura: conceitos e paradigmas fundamentais

Autores

  • Victor López-Richard Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo - São Carlos, SP
  • Clever Ricardo Chináglia Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo - São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p199-215

Palavras-chave:

turismo de aventura, programas de aventura, motivações, expectativas.

Resumo

O turismo de aventura foi examinado a partir da análise do comportamento e das motivações dos participantes. Os conceitos fundamentais relativos ao turismo de aventura foram expostos. Efeitos dos programas de aventura no processo cognitivo de participantes foram avaliados e discutidos a partir da confirmação empírica de paradigmas estabelecidos. As motivações e expectativas de clientes com diferentes perfis foram investigadas. A análise desses resultados indicou a necessidade de diferentes abordagens ao promover e organizar esses programas segundo o grupo a ser atingido. Foram indicadas as qualidades das experiências de aventura para o desenvolvimento de novas opções turísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor López-Richard, Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo - São Carlos, SP
    Doutor em Física. Membro do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo; organizador de programas de aventura.
  • Clever Ricardo Chináglia, Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo - São Carlos, SP
    Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais; especialização em Ecoturismo. Fundador do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo.

Downloads

Publicado

2004-11-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LÓPEZ-RICHARD, Victor; CHINÁGLIA, Clever Ricardo. Turismo de aventura: conceitos e paradigmas fundamentais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 199–215, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p199-215. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/62667.. Acesso em: 24 nov. 2024.