Organização e relações de trabalho em hotelaria na cidade de Natal

Autores

  • Maria das Graças de Menezes Venâncio Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v4i2p55-66

Palavras-chave:

Hotelaria, hotéis, tecnologia, organização e relações de trabalho, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, estudo comparativo.

Resumo

Discute a questão da tecnologia retida pelos hotéis de Natal (RN), pertencentes a empresários e/ou grupos empresariais da região Nordeste, pressupondo que esta abrange a organização e as relações de trabalho. Em termos metodológicos é feita uma comparação com um hotel de propriedade de empresário local, mas arrendado a uma cadeia internacional integrante de uma holding detentora de tecnologia em hotelaria, com os demais hotéis pesquisados. Contrapõem-se duas lógicas. A primeira, homogêna quanto à gestão de recursos humanos e controlada à distãncia; a segunda, fragilizada em face do atual estágio de expansão do turismo nordestino. No nível teórico são feitas considerações sobre tecnologia, organização e relações de trabalho, e sistema de mediações usados pelas organizações hipermodemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria das Graças de Menezes Venâncio Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Desenvolvimento Turístico pela SUDENE. Professora de Graduação e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

1993-11-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PAIVA, Maria das Graças de Menezes Venâncio. Organização e relações de trabalho em hotelaria na cidade de Natal. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 2, p. 55–66, 1993. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v4i2p55-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63122.. Acesso em: 28 dez. 2024.