Organização e relações de trabalho em hotelaria na cidade de Natal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v4i2p55-66Palavras-chave:
Hotelaria, hotéis, tecnologia, organização e relações de trabalho, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, estudo comparativo.Resumo
Discute a questão da tecnologia retida pelos hotéis de Natal (RN), pertencentes a empresários e/ou grupos empresariais da região Nordeste, pressupondo que esta abrange a organização e as relações de trabalho. Em termos metodológicos é feita uma comparação com um hotel de propriedade de empresário local, mas arrendado a uma cadeia internacional integrante de uma holding detentora de tecnologia em hotelaria, com os demais hotéis pesquisados. Contrapõem-se duas lógicas. A primeira, homogêna quanto à gestão de recursos humanos e controlada à distãncia; a segunda, fragilizada em face do atual estágio de expansão do turismo nordestino. No nível teórico são feitas considerações sobre tecnologia, organização e relações de trabalho, e sistema de mediações usados pelas organizações hipermodemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.