Metropolização e raízes da periferização turística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v7i2p7-16Palavras-chave:
metropolização e turismo, contribuição de Christaller, concentração e dispersão turística.Resumo
O processo de globalização está impulsionando o crescimento metropolitano, como resultado da ação de poderosos mecanismos de concentração. O trabalho analisa, historicamente, o turismo como uma atividade intrinsicamente descentralizadora, com base na clássica contribuição do geógrafo alemão Walter Christaller. Atualmente, observa-se a competição das periferias turísticas com os grandes centros urbanos, surgindo também formas de associação a partir da crescente capacidade de gestão integradora das metrópoles mundiais sobre todos os fluxos, inclusive de pessoas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.