Turismo e meio ambiente na mitificação dos lugares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i1p35-43Palavras-chave:
turismo e meio ambiente, paisagem, mitificação e consumo do lugar, planejamento e urbanização turística.Resumo
No período contemporâneo, a valorização estética das paisagens naturais deu um papel privilegiado às práticas do turismo e às concepções de meio ambiente. O fenômeno turístico da atualidade potencializou este processo e, além de impor novas territorialidades nos lugares atrativos, transformou estes lugares em mercadorias simbólicas - paisagens naturais que povoam o imaginário social. Este artigo propõe a análise de duas formas de enclaves turísticos, implantados em áreas naturais ainda preservadas, e coloca em evidência as contradições socioespaciais da mitificação dos lugares turísticos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.