Concepção de um planejamento sustentável da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil

Autores

  • Keila Cristina Nicolau Mota Universidade do Vele do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p103-126

Palavras-chave:

ensino em turismo, educação superior em turismo e hotelaria, planejamento sustentável.

Resumo

Apresenta os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e aborda a educação em turismo e hotelaria numa visão sistêmica, enumerando as possíveis áreas de absorção da mão-de-obra qualificada pelas instituições de ensino. Mostra a visão de alguns autores nacionais e internacionais sobre o assunto. Traz um histórico do ensino de turismo no Brasil, ilustrando seu rápido crescimento e as conseqüências causadas no setor. Faz um alerta para os problemas provocados pelo rápido crescimento dos cursos na sociedade brasileira e identifica vários desafios que poderão ser inseridos na concepção de um planejamento estratégico em busca da sustentabilidade do setor de turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina Nicolau Mota, Universidade do Vele do Itajaí - Univali
    Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza - Unifor, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - Uece e Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali/SC. Membro da Comissão de especialistas do Inep para avaliação das condições de ensino dos cursos de graduação em Turismo e/ou Hotelaria. Coordenadora do Curso de Turismo (licenciada) da Faculdade Integrada do Ceará - FIC.

Downloads

Publicado

2003-11-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MOTA, Keila Cristina Nicolau. Concepção de um planejamento sustentável da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 2, p. 103–126, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i2p103-126. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63648.. Acesso em: 27 abr. 2024.