Turismo e balanço de pagamentos: considerações e simulações para o Brasil

Autores

  • Renato Galvão Flores Júnior Universidade Federal do Reio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v2i1p31-41

Palavras-chave:

Turismo, balanço de pagamentos, estatísticas, modelos econométricos, elasticidades, exportações, fluxos de saída e entrada de turistas. Balanço de pagamentos, turismo, simulação.

Resumo

As relações entre o turismo externo e o balanço de pagamentos são analisadas, para o Brasil, mediante um modelo econométrico do processo de geração de saldos da conta turismo. Melhores desempenhos de tais saldos dependem de um conjunto de políticas que dinamizem pontos fracos da exportação turística como hoje se apresenta. Estas políticas são traduzidas em alterações de variáveis exógenas do modelo e, conseqüentemente, pode-se avaliar o seu impacto sobre o saldo. O modelo também permite estabelecer relações entre as velocidades de entrada e saída de turistas, que permitam atingir superávits fixados, em um horizonte dado. Discutem-se os resultados obtidos e as suas limitações, estas devidas em boa parte a problemas com as estatísticas disponíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Galvão Flores Júnior, Universidade Federal do Reio de Janeiro
    Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador visitante do Centro de Economia Matemática e Econometria da Universidade Livre de Bruxelas.

Downloads

Publicado

1991-05-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FLORES JÚNIOR, Renato Galvão. Turismo e balanço de pagamentos: considerações e simulações para o Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 31–41, 1991. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v2i1p31-41. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63949.. Acesso em: 18 maio. 2024.