Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares

Autores

  • Thais Arruda Borin Petroski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  • Paulo de Paula Baptista Pontifícia Universidade Católica de Paraná (PUC-PR)
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p4-24

Palavras-chave:

personalidade de cidades, marketing territorial, marketing de lugares.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as dimensões e facetas de personalidade de cidades no contexto brasileiro. Para tanto, foi aplicado um survey em meio eletrônico com amostra de 402 respondentes. Quatro cidades foram avaliadas: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os resultados obtidos indicaram quatro dimensões de caracterização dos locais: Empatia, Equilíbrio, Funcionalidade e Charme, além de dez facetas de personalidade de cidades: Divertida, Diplomática, Cheia de Energia, Mística, Prudente, Pacata, Determinada, Pragmática, Encantadora e Elegante, com destaques específicos por urbe. As associações encontradas no estudo podem indicar caminhos a serem explorados nos conteúdos de comunicação destes locais, no intuito de oferecer reforço estratégico às associações favoráveis e coerentes relacionadas a cada destino turístico.

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Biografia do Autor

  • Thais Arruda Borin Petroski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
    Mestre em Administração pela PUC-PR.
  • Paulo de Paula Baptista, Pontifícia Universidade Católica de Paraná (PUC-PR)
    Doutor em Administração pela USP, Professor Adjunto do programa de Stricto Sensu PPAD/PUCPR.
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
    Phd em Administração pela UFPR, Mestre em Administração pela UFPR. Professora Adjunta do programa de Stricto Sensu do PPAD da PUC-PR.

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Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BORIN PETROSKI, Thais Arruda; BAPTISTA, Paulo de Paula; FRANCISCO MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine. Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 4–24, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p4-24. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/64169.. Acesso em: 22 nov. 2024.