Análise do relacionamento da cadeia de suprimentos do setor de serviços de Eventos em Goiânia – GO

Autores

  • Marizangela Gomes Morais Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p374-403

Palavras-chave:

eventos, relacionamento, cadeia de suprimentos.

Resumo

Este estudo analisa o grau de relacionamento da cadeia de suprimentos do setor de serviços de eventos em Goiânia – GO, avaliando se esse processo gera valor ao cliente final. Portanto a pesquisa tem como objeto de estudo o setor de serviços em eventos. Vislumbra-se mercado de eventos como um segmento em plena expansão por sua capacidade de propiciar empregos diretos e indiretos, assim como pelo seu retorno econômico. A escolha do objeto de estudo se deu diante do cenário atual em que os eventos assumem grande importância no mercado, pois são pouco atingidos em épocas de crise, independem de formas de governo, podem ser realizados em qualquer época do ano, captam renda, geram empregos, motivam investimentos, não sofrem grande concorrência da tecnologia usam a interação humana, promovem outros segmentos da economia e seu planejamento tem de estar concluído com bastante antecedência. Contudo o setor é altamente competitivo, exigindo cada vez mais, interação, bem como profissionalismo dos agentes envolvidos. Por ser assim levantou-se como questão problema “como o relacionamento na cadeia de suprimentos do setor de eventos pode agregar valor ao consumidor final? Utilizou-se como bases teóricas as temáticas referentes a cadeia de suprimentos, serviços, marketing de relacionamento e valor para o cliente. A pesquisa dividiu-se em duas etapas uma exploratória e outra descritiva de natureza qualitativa. Tratando-se de um estudo de casos múltiplos, tendo como unidade de análise duas cadeias de suprimentos do setor de eventos. Foram utilizados para a pesquisa dois modelos de mensuração de relacionamento sendo o de Wilson e Vlosky (1997) e Larentis e Slongo (2007) no qual selecionou-se atributos que deram origem ao roteiro de entrevista semi- estruturado, com duas cadeias de suprimentos do setor de eventos a primeira com experiência de mais de 5 anos de atuação e outra com máximo de 2 anos de atuação, os membros entrevistados foram organizador de eventos, fornecedores e clientes. Os resultados do estudo indicam, de modo geral, uma defasagem existente entre a realidade da cadeia de suprimentos do setor de eventos em Goiânia com os conceitos de relacionamento encontrados na literatura, uma vez que a cadeia de suprimentos do setor de eventos apresenta algumas lacunas em seus sistemas de atuação, em especial em relação:a comunicação,a avaliação dos serviços, percepção de qualidade e falta de visão sistêmica dos serviços, por tanto o estudo aponta que o marketing utilizado pelas empresas se enquadra mais no de transação do que no de relacionamento e que quanto mais unificado, informado e leal forem os membros de um canal, mais forte ele serão perante o cliente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marizangela Gomes Morais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Mestre em Adminitração pela Unisinos - RS, Especialista em planejamento turistico pela UFG, Graduada em Adminitração em Turismo pela PUC- GO. Docente dos cursos de graduação e pós graduação do SENAC - GO e Faculdade Cambury. Consultora empresarial e gestora em eventos.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MORAIS, Marizangela Gomes. Análise do relacionamento da cadeia de suprimentos do setor de serviços de Eventos em Goiânia – GO. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 2, p. 374–403, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p374-403. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/64187.. Acesso em: 5 maio. 2024.