Percepção do Residente em Relação a Turismo e Megaevento: análise bibliométrica de periódicos internacionais e latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p482-502Palavras-chave:
Turismo. Megaeventos. Residentes. América Latina. BibliometriaResumo
Entender a percepção da comunidade residente sobre o turismo, se mostra relevante por ser um grupo que é impactado e impacta esse nicho de mercado, com ênfase em regiões que possuem uma estrutura social instável e que estão investindo em turismo e megaeventos, como o continente latino-americano. Para entender o desenvolvimento do conhecimento de determinado fenômeno, se recorre a investigações sobre a comunicação científica que versam sobre os avanços na área de interesse. Assim, a presente pesquisa objetiva caracterizar os contrastes nos estudos científicos internacionais e latino-americanos, que versam sobre a percepção dos residentes frente ao turismo e megaeventos. A metodologia utilizada é de análise bibliométrica na comparação da produção dos principais periódicos das duas regiões supracitadas, nos últimos dez anos, através de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, de característica descritiva. Revela-se que as pesquisas sobre o turismo através do prisma da comunidade local, estão relevantes em todos os periódicos abordados, mas com diferenças acentuadas quanto às metodologias de pesquisa usadas nas revistas do continente latino e as globais. Conclui com a proposição da aplicação do marco teórico internacional em âmbito continental, principalmente no que tange a realização dos megaeventos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.