O Que Determina a Satisfação dos Turistas Internacionais no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p521-543Palavras-chave:
Satisfação do turista, Demanda turística, Turismo receptor, Turismo no Brasil, Probit ordinalResumo
O presente trabalho identifica e mensura os determinantes da satisfação dos turistas internacionais no Brasil. Para tanto, são analisadas as opiniões de mais de 242 mil turistas estrangeiros que visitaram o país entre 2004 e 2012. O tratamento das informações é feito através do uso de um modelo probit ordinal, o qual oferece estimativas altamente confiáveis. As variações na satisfação geral foram controladas pelas características individuais dos turistas, incluindo idade, gênero, nível de escolaridade, renda familiar, país de residência, visitas anteriores ao Brasil e motivo da viagem. Avaliações de dezesseis aspectos específicos do produto turístico brasileiro foram utilizadas como variáveis explicativas da satisfação geral dos turistas. Constatou-se que uma boa avaliação da hospitalidade do povo brasileiro é o aspecto mais relevante para a satisfação geral dos turistas com a viagem. Dentre os elementos mais importantes estão ainda hospedagem, diversão noturna, segurança, limpeza pública, aeroportos, preços, informação turística e gastronomia.
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