Alinhamento Operacional de Sistemas de Informação: uma alternativa para a melhoria dos serviços prestados pelo setor hoteleiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p102-130Palavras-chave:
Hotéis, Processos Empresariais, Sistemas de Informação.Resumo
Desde o Século XX, uma transformação foi iniciada por meio de duas novas técnicas da era da informação: a tecnologia da informação (TI) e o redesenho de processos de negócio. Considerando esse contexto, buscando tornar tangível a relação entre processos empresariais e TI, este trabalho tem como objetivo verificar esse relacionamento na indústria hoteleira, a qual está em evidência devido aos megaeventos que o Brasil receberá nos próximos anos. Para isso, buscou-se: mapear todos os processos empresariais da organização unidade de análise; analisar o suporte oferecido aos processos pela tecnologia de informação adotada; verificar o alinhamento entre os processos empresariais e o sistema de informação (SI) adotado e; verificar a satisfação dos usuários com o SI utilizado. O estudo tem caráter qualitativo e natureza descritiva, sendo o método de investigação o estudo de caso único, em um hotel da região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da observação não participante e, por fim, aplicou-se uma pesquisa de satisfação com os colaboradores usuários do SI. Como resultados, obteve-se o mapeamento dos processos empresariais da organização, suas inter-relações e o SI adotado. Concluiu-se que os processos estão alinhados com a TI adotada, uma vez que esta é capaz de oferecer suporte àqueles. Ainda, foi constatado que os usuários estão satisfeitos com o SI implantado e entendem que esse sistema é importante no funcionamento da organização.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.