Alinhamento Operacional de Sistemas de Informação: uma alternativa para a melhoria dos serviços prestados pelo setor hoteleiro

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flavio Issao Kubota Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauri Leodir Lobler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p102-130

Palavras-chave:

Hotéis, Processos Empresariais, Sistemas de Informação.

Resumo

Desde o Século XX, uma transformação foi iniciada por meio de duas novas técnicas da era da informação: a tecnologia da informação (TI) e o redesenho de processos de negócio. Considerando esse contexto, buscando tornar tangível a relação entre processos empresariais e TI, este trabalho tem como objetivo verificar esse relacionamento na indústria hoteleira, a qual está em evidência devido aos megaeventos que o Brasil receberá nos próximos anos. Para isso, buscou-se: mapear todos os processos empresariais da organização unidade de análise; analisar o suporte oferecido aos processos pela tecnologia de informação adotada; verificar o alinhamento entre os processos empresariais e o sistema de informação (SI) adotado e; verificar a satisfação dos usuários com o SI utilizado. O estudo tem caráter qualitativo e natureza descritiva, sendo o método de investigação o estudo de caso único, em um hotel da região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da observação não participante e, por fim, aplicou-se uma pesquisa de satisfação com os colaboradores usuários do SI. Como resultados, obteve-se o mapeamento dos processos empresariais da organização, suas inter-relações e o SI adotado. Concluiu-se que os processos estão alinhados com a TI adotada, uma vez que esta é capaz de oferecer suporte àqueles. Ainda, foi constatado que os usuários estão satisfeitos com o SI implantado e entendem que esse sistema é importante no funcionamento da organização.

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Biografia do Autor

  • Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Graduada
    em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Flavio Issao Kubota, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Mauri Leodir Lobler, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Administração pela UFRGS. Mestre em Engenharia da Produção e Graduado em Administração
    pela UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BOLZAN, Larissa Medianeira; KUBOTA, Flavio Issao; LOBLER, Mauri Leodir. Alinhamento Operacional de Sistemas de Informação: uma alternativa para a melhoria dos serviços prestados pelo setor hoteleiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 1, p. 102–130, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i1p102-130. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/80700.. Acesso em: 3 dez. 2024.