A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável

Autores

  • Eduardo Pezzi Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Silvio Luiz Gonçalves Vianna Universidade Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p165-187

Palavras-chave:

Turismo, Turismo de experiência, Experiência turística memorável, Demanda turística, Gramado (RS)

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão entre teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial sobre a temática relacionada à antropologia e economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender a experiência dos turistas que visitaram Gramado (RS) nos anos de 2010 e 2011. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo que possibilitou a seleção, por meio de métodos quantitativos, de um conjunto de turistas oriundos de São Paulo (Capital) e que estiveram em Gramado (RS) entre os anos de 2010 e 2011, aos quais foi aplicada uma pesquisa qualitativa. Como principais constatações, percebeu-se que as dimensões estética, hospitalidade e entretenimento foram classificadas como as mais importantes para a formação de uma experiência memorável e, além disso, emergiram novas dimensões a partir da entrevista em profundidade com os turistas selecionados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Pezzi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
    Graduação em Administração com habilitação em Marketing. Especialista em Marketing Estratégico. Mestre em Turismo.
  • Silvio Luiz Gonçalves Vianna, Universidade Caxias do Sul
    Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí

Downloads

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PEZZI, Eduardo; VIANNA, Silvio Luiz Gonçalves. A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 165–187, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p165-187. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/89169.. Acesso em: 25 nov. 2024.