Turismo e balanço de pagamentos: considerações e simulações para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v2i1p31-41Palabras clave:
Turismo, balanço de pagamentos, estatísticas, modelos econométricos, elasticidades, exportações, fluxos de saída e entrada de turistas. Balanço de pagamentos, turismo, simulação.Resumen
As relações entre o turismo externo e o balanço de pagamentos são analisadas, para o Brasil, mediante um modelo econométrico do processo de geração de saldos da conta turismo. Melhores desempenhos de tais saldos dependem de um conjunto de políticas que dinamizem pontos fracos da exportação turística como hoje se apresenta. Estas políticas são traduzidas em alterações de variáveis exógenas do modelo e, conseqüentemente, pode-se avaliar o seu impacto sobre o saldo. O modelo também permite estabelecer relações entre as velocidades de entrada e saída de turistas, que permitam atingir superávits fixados, em um horizonte dado. Discutem-se os resultados obtidos e as suas limitações, estas devidas em boa parte a problemas com as estatísticas disponíveis.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.







