Cotidiano e práticas educativas parentais: a percepção das famílias de crianças em sofrimento psíquico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p190-197Palavras-chave:
Saúde mental, Desenvolvimento infantil, Poder familiar, Criança, Relações familiares, Atividades cotidianas.Resumo
Objetivo: identificar as percepções de responsáveis por crianças em sofrimento psíquico sobre as atividades que desenvolvem com elas, as práticas educativas que utilizam em seu cotidiano e sobre como compreendem a influência destas no comportamento das crianças. Participaram 10 responsáveis por crianças de 6 a 10 anos, vinculadas a um Programa de Terapia Ocupacional em Saúde Mental Infantojuvenil. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturado, cujos resultados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Observou-se que grande parte dos participantes possui um cotidiano de atividades compartilhadas com suas crianças, rotina de atividades programadas e com horários, responsabilidades e regras na família; adotam comportamentos afetivos com frequência e diversificam suas práticas educativas de acordo com o contexto em que ela é demandada. Verificou-se não haver um perfil de estratégias e de cuidado parental comum a todos os participantes, pois o padrão da relação de cada família norteia as ações dos pais com as crianças, a depender da dinâmica de cada contexto. Tais resultados indicam pontos importantes a serem considerados em ações para as crianças em sofrimento psíquico e suas famílias.