Formação graduada em Terapia Ocupacional na América Latina: mapeando quem somos e onde estamos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p135-146Palavras-chave:
Terapia ocupacional/educação, Educação superior, América Latina/etnologia, Currículo/tendências, Instituições acadêmicas.Resumo
O presente trabalho visa refletir sobre a formação graduada em terapia ocupacional nos países latino-americanos. Partindo de um mapeamento nos websites de 114 escolas que apresentam o curso, o estudo elaborou uma análise acerca dos anos de criação dos cursos, tempo de formação, titulação dos docentes e grades curriculares. Os resultados apontaram que, embora haja um crescimento das ofertas formativas nos anos 2000, a profissão ainda é incipiente na região frente ao pequeno número de cursos de graduação, alguns de caráter técnico, e ofertado por grande número de docentes sem formação pós-graduada. Desenha-se como desafio para a terapia ocupacional latino-americana a construção de novos cursos, o aumento do número de profissionais para a conquista de campos de atuação, o desenvolvimento de pesquisas e a construção de conhecimentos próprios que contribuam com uma maior institucionalização da profissão na América Latina.