Práticas e desafios para a terapia ocupacional no contexto da intervenção precoce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p17-23

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Infância, Reabilitação, Terapia Ocupacional, Intervenção precoce (Educação), Pré-escolar

Resumo

Objetivos: analisar as práticas implementadas por terapeutas ocupacionais atuantes em serviços de Intervenção Precoce destinados a crianças entre zero e cinco anos e apontar os desafios enfrentados por esses profissionais durante a estruturação de suas ações. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. Participaram quatro terapeutas ocupacionais vinculados a serviços localizados em municípios do interior e litoral do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados foi feita sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, na modalidade de análise temática. Resultados: Os resultados do estudo, foram classificados em quatro núcleos temáticos, sendo eles: Práticas no contexto da Intervenção Precoce, O objeto da intervenção, Fundamentação para atuar e Desafios para a Terapia Ocupacional em Intervenção Precoce. Conclusões: Conclui-se que práticas desenvolvidas têm se estruturado sob referenciais predominantemente reabilitativos e pautados nas necessidades das crianças atendidas, o que impacta a identidade das ações. Assim, os principais encontram-se relacionados às características dos serviços, formação profissional e ao delineamento do um modelo de prática.

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Biografia do Autor

  • Bruna Pereira Ricci Marini, Universidade Federal de São Carlos

    Parte da dissertação do Mestrado de Bruna P. R. Marini “As práticas de Intervenção Precoce no estado de São Paulo”, orientação de Patrícia Carla de S. Della Barba, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Apresentado no XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, Vitória - ES, 6-10 nov. 2016.
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CAPES.

  • Patrícia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional

    Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. 

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Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Marini, B. P. R., & Della Barba, P. C. de S. (2020). Práticas e desafios para a terapia ocupacional no contexto da intervenção precoce. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 31(1-3), 17-23. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p17-23