Prestação de serviços à comunidade de caráter coletivo e territorial: potências, referenciais teóricos e desafios desta estratégia metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e215013

Palavras-chave:

Adolescentes, Participação Social, Redes Comunitárias, Terapia Ocupacional

Resumo

O estudo teve como enfoque a medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), cujo objetivo geral foi sistematizar a estratégia metodológica da PSC COLETIVA, em seus aspectos históricos, processos, referências teóricas e experiências. Utilizou-se pesquisa documental, entrevistas com atores relevantes à implementação da proposta e grupo focal com profissionais do serviço. A análise indicou a existência de duas fases no desenvolvimento da metodologia estudada, sendo a segunda redenominada de PSC COLETIVA E TERRITORIAL (PSC-CT), que se tornou o foco do estudo, pois sua proposta favorece a construção coletiva, participativa e territorial da PSC, trazendo novos sentidos para os processos de engajamento, responsabilização e transformação vividos pelos adolescentes no cumprimento da medida. Seus eixos centrais são: a atividade como principal recurso de mediação, o trabalho grupal, a ação territorial e o acompanhamento familiar. A PSC-CT se sustenta na socioeducação, com um efetivo trabalho educativo e pedagógico, crítico e participativo, na perspectiva da garantia de direitos para os adolescentes autores de atos infracionais. Esta proposta metodológica pode ser considerada uma tecnologia social que contribui para o campo das medidas socioeducativas em meio aberto no Brasil e fortalece o trabalho da terapia ocupacional no Sistema Único de Assistência Social.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Vedovello, A. J. S., & Galheigo, S. M. . (2023). Prestação de serviços à comunidade de caráter coletivo e territorial: potências, referenciais teóricos e desafios desta estratégia metodológica. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 33(1-3), e215013. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e215013