Perfil acadêmico e profissional dos egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v34i1-3e221730

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Perfil Profissional, Formação profissional, Prática Profissional

Resumo

RESUMO: Introdução: O processo de avaliação sobre o perfil dos estudantes formados tem sido uma preocupação institucional, porém há uma lacuna em relação aos caminhos percorridos pelos egressos. Objetivo: Traçar o perfil acadêmico e profissional de terapeutas ocupacionais egressos do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Método: Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa que envolveu 83 egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Responderam a um questionário online sobre aspectos socioeconômicos, formação e experiência profissional. Resultados e discussão: A maioria da amostra é composta por mulheres cisgênero (n=67; 80,72%), com remuneração profissional entre 2 e 10 salários-mínimos (n=70; 84,34%), que realizaram cursos livres (n=61; 41,50%), com formação recente. Tais resultados reforçam a predominância feminina na profissão e sugerem que o nível de formação e o tempo de experiência profissional podem influenciar a remuneração. A maioria da amostra atua em categorias informais de trabalho (PJ, prestador de serviço e autônomo), em clínicas/consultórios, junto ao público infantil de 0 a 12 anos, o que implica em questões de direitos trabalhistas e revela um perfil profissional. Considerações finais: Compreender a realidade dos egressos do curso de Terapia Ocupacional pode contribuir para reflexões sobre aspectos formativos teóricos e práticos da profissão.

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Biografia do Autor

  • Sarah Raquel Almeida Lins, Universidade de Brasília

    Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Terapia Ocupacional (UFSCar), Bacharel em Terapia Ocupacional. Docente adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia.  Tecnológico (CNPq).

  • Camila de Oliveira Ribamar, Universidade de Brasília

    Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde – Universidade de Brasília (FCTS/UnB), Ceilândia, Distrito Federal, Brasil. 

  • Daniela da Silva Rodrigues, Universidade de Brasília

    Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde – Universidade de Brasília (FCTS/UnB), curso de Terapia Ocupacional, Ceilândia, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lins, S. R. A., Ribamar, C. de O., & Rodrigues, D. da S. (2024). Perfil acadêmico e profissional dos egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 34(1-3), e221730. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v34i1-3e221730