A inclusão da criança com deficiência na escola comun: reflexões sobre o papel da Terapia Ocupacional

Autores

  • Eucenir Fredini Rocha Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria do Carmo Castiglioni Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Rita de Cássia Vieira Prefeitura do Município do Guarujá. Secretaria de Ação Social e Cidadania e do Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224291

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crianças portadoras de deficiências/educação, Educação especial/classificação, Terapia ocupacional

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a problemática da inclusão da criança deficiente na escola comum e o papel da Terapia Ocupacional. Relata a experiência de inclusão de crianças deficientes usuárias do ambulatório do REATA (Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva), do curso de Terapia Ocupacional da FMUSP, na rede de ensino público, desenvolvida no período de 1995 a 2000. A escolha da metodologia de ação participativa facilitou o dialogo sobre as questões envolvidas e o desmonte de preconceitos e medos relacionados a esta atividade. O resultado foi a criação de uma sala de apoio pedagógico para as crianças matriculadas em escolas comuns e a inclusão de cerca de 49% das crianças do ambulatório, portadoras de deficiências consideradas moderadas e graves, em salas comuns.

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Biografia do Autor

  • Eucenir Fredini Rocha, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Profa. Dra. do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

  • Maria do Carmo Castiglioni, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Profa. Assistente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

  • Rita de Cássia Vieira, Prefeitura do Município do Guarujá. Secretaria de Ação Social e Cidadania e do Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral

    Terapeuta Ocupacional da Prefeitura do Município do Guarujá - Secretaria de Ação Social e Cidadania e do Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral

Referências

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Publicado

2001-11-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rocha, E. F., Castiglioni, M. do C., & Vieira, R. de C. (2001). A inclusão da criança com deficiência na escola comun: reflexões sobre o papel da Terapia Ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 12(1-3), 8-14. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224291