Deficiências e atenção primária em saúde do conhecimento à invenção

Autores

  • Marta Carvalho de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria Cristi Tissi Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2000.224383

Palavras-chave:

Pessoas deficientes, reabilitação, Terapia ocupacional, Cuidados primários de saúde, Serviços básicos de saúde

Resumo

Estudos que buscam aprofundar o conhecimento sobre o problema das deficiências em contextos específicos vem ganhando importância, impulsionados pela divulgação de certas proposições acerca das relações entre reabilitação e Atenção Primária em Saúde, assim como pela difusão de programas de Reabilitação Baseada na Comunidade. A necessidade de apoiar em estudos epidemiológicos o planejamento de ações de reabilitação, contextualizadas na realidade do território no qual se inserem, norteou a realização de estudo em região adscrita à Unidade Básica de Saúde situada em periferia da cidade de São Paulo. Neste primeiro artigo, são apresentados e discutidos os resultados de inquérito domiciliar realizado que buscou identificar e caracterizar portadores de deficiência física e/ou sensorial em 100% das residências. Os resultados foram essenciais para a avaliação e definição do papel a ser desenvolvido pela unidade de saúdejunto ao grupo. A situação em relação a assistência, inserção em escolas e no trabalho, além das condições de acesso relacionadas a barreiras arquitetônicas, revelou que a maior parte do grupo é composto por sujeitos em desvantagem social. Desenvolveu-se, então, prática assistencial que, sediada na Unidade Básica de Saúde e altamente integrada à comunidade, aceitou o desafio de trabalhar com essa problemática. Apresentam-se os resultados da pesquisa e discussão que envolve os fundamentos da prática adotada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Carvalho de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Prof. Assist. do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Psicologia Social - IPUSP. Doutoranda em Saúde Coletiva - FCM da UNICAMP.

  • Maria Cristi Tissi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Terapeuta Ocupacional da Prefeitura do Município de São Paulo, comissionada no Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Saúde Coletiva - FCM da UNICAMP.

  • Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Prof. Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Saúde Pública - FSPUSP.

Referências

.

Downloads

Publicado

2000-06-06

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almeida, M. C. de, Tissi, M. C., & Oliver, F. C. (2000). Deficiências e atenção primária em saúde do conhecimento à invenção. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 11(1), 33-42. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2000.224383