Um novo olhar sobre participação da família no processo terapêutico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p221-228Palavras-chave:
Família/psicologia, Terapia familiar, Crianças com problemas/psicologia, Fonoaudiologia.Resumo
Esse estudo teve o objetivo de incluir a família no processo terapêutico de crianças com paralisia cerebral e analisar os efeitos dessa inclusão. Metodologicamente foi feito um estudo de caso com duas crianças com idades de quatro e oito anos, que apresentavam o quadro de paralisia cerebral em diferentes tipos e graus. A intervenção fonoaudiológica ocorreu durante oito meses, uma vez por semana. Ao final desse período aponta-se a maior credibilidade e envolvimento da família na terapia; abertura do diálogo; identificação das respostas dos pacientes; o paciente pode aparecer como sujeito. Conclui-se que para o processo terapêutico com crianças, a inclusão da família é essencial, sendo a clínica um espaço de escuta.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Givigi, R. C. do N., Santos, A. S., & Ramos, G. O. (2011). Um novo olhar sobre participação da família no processo terapêutico. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 221-228. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p221-228