Os centros de atenção psicossocial infantojuvenis: características organizacionais e oferta de cuidados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p208-216Palavras-chave:
saúde mental, serviços de saúde mental, criança, adolescente, sistema único de saúdeResumo
Os objetivos deste artigo são identificar as características gerais do funcionamento e desafi os na organização dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis e abordar sob a ótica dos técnicos dos serviços as implicações do funcionamento na qualidade do serviço. O estudo foi desenvolvido em 4 CAPSi do Estado de São Paulo e participaram os coordenadores dos serviços e 17 técnicos com formação em nível superior. Os instrumentos para coleta de dados foram fichas de identificação dos serviços, preenchidas pelos coordenadores, e roteiro de entrevista semi-estruturada, para os técnicos. Os dados foram submetidos à análise descritiva e à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciam aspectos gerais da organização dos serviços como tempo de funcionamento, população de abrangência, quantidade de usuários inseridos, composição das equipes de trabalho e principais ofertas de cuidado para as crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico e apresentam-se discutidos à luz das políticas para o campo. Evidenciou-se que os CAPSi têm atendido uma população maior que a indicada e que os principais recursos oferecidos consistem nos atendimentos individuais, o que pode oferecer ferramentas para o entendimento de que ainda há difi culdades na organização do trabalho tal como preconizado pelas normativas.