Tendências e abordagens metodológicas na pesquisa em Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2pi-iResumo
É com satisfação que apresentamos aos leitores o volume 24 (2) da Revista de Terapia Ocupacional de USP. Os artigos aqui publicados mostram amadurecimento e diversificação dos campos e objetos de estudo em terapia ocupacional.
Os artigos contemplam as áreas da saúde mental, infância e adolescência, disfunções físicas e contextos hospitalares. As temáticas do ensino e formação em terapia ocupacional, fundamentos e interprofissionalidade completam o fascículo.
Como editoras temos acompanhado, com interesse e entusiasmo, o processo de crescimento e avanço da pesquisa em terapia ocupacional. Ressaltamos que neste momento, há um importante crescimento e valorização acadêmica das metodologias qualitativas, e mais do que isso se reforça a tendência a não mais pensar as abordagens qualitativas e as quantitativas como opostas ou mutuamente exclusivas.
A publicação no Brasil de importantes autores internacionais contemporâneos do campo da pesquisa qualitativa e Teoria Fundamentada em Dados oferecem aos pesquisadores nacionais oportunidade de consolidarem sua formação, conhecerem e dialogarem com esse campo com mais possibilidade de acesso a trabalhos de ótimo nível. Vemos que, especialmente, os pesquisadores das áreas de saúde e de suas interfaces, que compõem ainda a parcela mais significativa dos estudos aqui publicados, tem começado a acompanhar esse processo de qualificação e isso já se reflete no crescimento da qualidade da publicação na área.
Aos nossos colegas desejamos boa leitura!