A interação durante as provas operatórias: considerações para a avaliação infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p399-408Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Terapia ocupacional, Avaliação/métodos.Resumo
A teoria de Jean Piaget classifica o desenvolvimento infantil em estágios, de acordo com as estruturas cognitivas delineadas por idade e elabora o sistema de avaliação infantil - provas operatórias, conhecido e muitas vezes utilizado pelo terapeuta ocupacional. Serão apresentados os resultados relevantes de uma pesquisa que objetivou a análise crítica-reflexiva de variáveis durante a aplicação de provas operatórias de conservação; seriação; classificação e função simbólica em crianças nas fases pré-operatória, operatória e operatória concreta. As metodologias aplicadas e os materiais utilizados foram intencionalmente modificados em três etapas para cada prova: material e metodologia tradicionais, material diversificado e manuseio ativo e material personalizado e metodologia ativa. Após três meses de aplicações, registros imagéticos, instrumentos de pesquisa preenchidos e análises realizadas, temos como principais resultados que o manuseio ativo e a relação com os materiais diversificados contribuíram para respostas de maior maturidade intelectual da criança, em um número considerável de sessões.