Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41Palavras-chave:
Percepção, Desempenho motor e de processo, Deficiência física, Mães, Professoras, Desempenho psicomotor, Pessoas com deficiência, Docentes, Crianças com deficiência/educação.Resumo
Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.