Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

RUS acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à língua, cultura e literatura russa, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções, debates e entrevistas.

 

  1. DAS NORMAS GERAIS

- A RUS, Revista de Literatura e Cultura Russa vinculada ao curso de Língua e Literatura Russa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é publicada sob a orientação do Conselho Editorial, que, por sua vez, é auxiliado por um Conselho Científico na avaliação dos trabalhos submetidos para publicação.

- Todas as comunicações com a revista RUS devem ser realizadas através dos canais listados na seção correspondente. Nenhum outro meio de comunicação deve ser utilizado para este fim

- Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico.

Poderão ser aceitas contribuições já publicadas, se a tiragem estiver esgotada e sem perspectiva de reedição. Para isso, o autor deve comunicar o Conselho Editorial com tempo hábil para que a decisão seja tomada

- A RUS receberá para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, russo, espanhol, francês ou italiano.

Mediante aprovação do Conselho Editorial, serão aceitos trabalhos em outras línguas. Nesse caso, a decisão pode demorar mais.

- A RUS reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação do Conselho Editorial e Científico, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação. Os conselhos podem, inclusive, reapresentá-los aos autores com as alterações necessárias no texto para a adequação às normas editoriais.

Apesar de o texto enviado ser revisado pela equipe da RUS, a revista não fará a redação final do texto aprovado, que será de total responsabilidade de seu autor.

-  Os artigos passarão pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.

A avaliação dos pareceristas verificará a organização textual, a originalidade temática, a pertinência em relação à linha editorial do periódico. A revista RUS lançará mão de ferramentas antiplágio para certificar-se do ineditismo e tomará as medidas cabíveis caso um plágio seja constatado.

- Os conceitos expostos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição dos Conselhos Editorial e Científico.

 

  1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

            Para participar do processo de avaliação, os autores devem verificar a conformidade da submissão quanto às características listadas baixo. As submissões em desacordo com estas normas não serão avaliadas. Ao enviar sua submissão, o autor concorda com estas condições.

- O texto apresentado segue as normas vigentes da ABNT para trabalhos acadêmicos (no caso, 2018) ou Vancouver, para os textos estrangeiros.

- A submissão deve ser inédita, original e não ter sido enviada para outro periódico para análise simultânea.

Em caso de reedição de uma obra já publicada, a revista RUS deve ser devidamente comunicada com antecedência suficiente para a tomada da decisão. Do contrário, a obra poderá ser considerada plágio.

Em caso de constatação de plágio, ainda que seja a reedição de uma obra que não foi comunicada ao Conselho Editorial, as medidas cabíveis serão tomadas.

- A submissão deve estar de acordo com a formatação abaixo descrita (vide 3).

Em caso de dúvidas, a revista pode ser consultada. Pede-se, no entanto, atenção às normas já listadas.

- A submissão deve ser redigida de maneira clara, compreensível e adequada às práticas de escrita acadêmica.

Pede-se moderação no uso de marcações tipográficas, como negrito e/ou itálico.

- O arquivo da submissão não pode ter quaisquer identificações de autoria, tanto no corpo do texto quanto na aba de Propriedades do programa Microsoft Office Word. Esta medida garante o sigilo no caso de a submissão participar do processo de avaliação. Por essa razão, pede-se que as informações pessoais (biografia resumida, e-mail de contato, link para ORCID e Lattes) estejam em um segundo arquivo, conforme descrito abaixo.

Embora varie de acordo com a versão e o sistema operacional utilizado, o padrão para a retirada das informações na aba de propriedades do Microsoft Office Word é o seguinte: Arquivo > Salvar como... > Escolha do destino de salvamento > Ferramentas (ou Opções, caso seja MAC) > Opções de segurança...> Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Caso o sistema operacional Windows 10, a retirada dessas informações pode ser feita da seguinte maneira: Botão direito do mouse no arquivo > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Criar cópia com todas as propriedades possíveis removidas > Ok.

- Depois de enviar sua contribuição, o autor deve entrar em sua submissão e enviar um segundo arquivo .doc com os seus dados pessoais. O título do segundo arquivo deve ser claramente diferente da submissão original, sugere-se o uso de "Biografia do autor", "Biografia" etc. Este arquivo deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15. Caso houver mais de um autor, todos os currículos serão feitos da mesma forma e enviados em um único arquivo. Cada currículo não deve passar de 150 palavras.

Neste documento devem constar os seguintes dados do autor: formação, vinculação institucional, atividade profissional, publicações mais relevantes (se houver), e-mail para contato. Pede-se que o autor inclua os links para os currículos Lattes e/ou ORCID.

- Todos os textos referidos ao longo do texto devem constar ao final na seção intitulada Referências. As imagens devem estar inseridas no corpo do texto, no local designado pelo autor.

Por conta da quantidade de material, a RUS não se responsabiliza pela observância dos direitos autorais de todos os materiais referenciados em suas contribuições.

Em caso de violação de direitos autorais sobre qualquer material referenciado pelas contribuições publicadas, a responsabilidade é integralmente do(s) autor(es) do texto em questão.

 

  1. CONFIGURAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO

Os textos devem ser enviados em formato eletrônico .doc, segundo as normas descritas abaixo, a não observância das normas acarretará sua desconsideração.

 

3.1 Estrutura Textual: 

Título em português, ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, e em inglês, obrigatoriamente

-  O texto deve ser formatado da seguinte forma: Título do trabalho em português, ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, e em inglês, obrigatoriamente (fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado). Parágrafo em branco.  Caso houver, epígrafe (vide 2.1.4). Parágrafo em Branco. Resumo (abstract) e palavras-chave (keywords) em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito e em inglês (Times New Roman, 12, separados por ponto-e-vírgula). Na página seguinte, inicia-se o texto (Times New Roman, 12, espaçamento 1,15). Ao final, as Referências.

Os limites da submissão variam de acordo com seu gênero textual. Artigos e ensaios devem conter entre 4.000 e 6.000 palavras; resenhas e debates devem conter até 3000 palavras; entrevistas devem conter entre 3.000 e 6000 palavras; traduções devem ter entre 2.000 e 6.000 palavras. As referências devem ser excluídas da contagem.

A filiação institucional e/ou atividade principal do(s) autor(es), seguida dos respectivos e-mails, deve constar em nota de rodapé demarcada com asterisco junto ao nome do(s) autor(es). Recomenda-se a inclusão dos links para os currículos Lattes e ORCID.

O texto da epígrafe deve ser centralizado, e o nome de seu autor deve estar alinhado à direita. Ambos em fonte Times New Roman, tamanho 11.

Parágrafos e espaçamento: O corpo do texto deve estar justificado e digitado com espaçamento 1,15 entre as linhas. Os parágrafos devem vir assinalados com tabulação de 0,5 cm na primeira linha.

 

3.2 Elementos Textuais

- Resumo / abstract e Palavras-chave / Keywords: podem ser apresentados em português, ou na língua em que o artigo foi escrito (Resumo; Palavras-chave), e em inglês, obrigatoriamente (Abstract: Keywords), seguindo a mesma formatação indicada.

- Citações: devem ser seguidas de notas de rodapé indicando sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).

Caso a citação contenha até três linhas, ela deve vir entre aspas, sem marcações tipográficas e seguindo a formatação textual habitual.

Se possuírem mais de 3 linhas, é preciso colocá-la em parágrafo separado, adicionando 1,5 cm de recuo à esquerda e sem recuo à direita, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Não se deve marcá-las com aspas ou itálicos.

As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas. É permitido ao autor utilizar traduções consagradas ou já publicadas, desde que o tradutor seja devidamente indicado na seção de Referências. A autoria da tradução deve ser indicada.

- Omissões: devem estar indicadas por reticências entre colchetes: [...]

Notas de rodapé: devem ser colocadas ao final da página e não ao final do texto. Como é costumeiro, os respectivos números de referência – sempre em ordem numérica crescente e começando pelo nº 01 – devem ser sobrescritos no texto, sem parênteses, imediatamente após a passagem a que se referem.

- Referências: nesta seção devem ser inseridas apenas as obras citadas no corpo do texto, conforme a estrutura apontada. Caso necessário, há uma página com exemplos da forma adotada na revista que pode ser acessado no menu superior em "Diretrizes".

 

Orientações quanto ao preenchimento dos metadados

Título: preencher o título em português (ou na língua do original) e em inglês.

Resumo: preencher o resumo em português (ou na língua do original) e em inglês.

Palavras-chave: separadas por vírgula e sem ponto final (Ex.: Literatura russa, Prosa, Tolstói), no máximo cinco, em português (ou na língua do original) e inglês.
Afiliação do Autor: preencher sempre por extenso do maior para o menor (Ex.: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Orientais, Área de Língua e Literatura Russa, São Paulo, São Paulo, Brasil), evitando tradução para outros idiomas por tratar-se de nome próprio.
Agência de Fomento: quando mencionada no artigo, preencher por extenso no campo apropriado. (Ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.