Do Gulag para os contos de fada: Boris Sveshnikov como designer de livros soviéticos entre a arte inconformista e a literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.235304Palavras-chave:
Boris Svechnikov, Arte inconformista, Design de livros soviéticos, Conto de fadas, E. T. A. Hoffmann, Maurice MaeterlinckResumo
Nas décadas de 1950 a 1980, o trabalho como designers de livros infantis permitiu que muitos artistas soviéticos inconformistas tivessem um papel reconhecido dentro do sistema. Este artigo apresenta uma perspectiva interdisciplinar e intermidiática sobre a ilustração de livros infantis soviéticos, concentrando-se no trabalho de Boris Svechnikov (1927–1998). O artista estabeleceu seu estilo visual em seu período de cárcere no Gulag. Após sua libertação e exoneração, ele transferiu essa estética gráfica para o design de vários volumes de contos de fadas, tanto folclóricos quanto literários, dentro do projeto soviético de “literatura mundial” para adultos e crianças. As ilustrações de Svechnikov estavam enraizadas em três contextos interligados: 1) sua arte inconformista (desenhos de acampamento e, mais tarde, pontilhismo); 2) seu profundo interesse pela literatura romântica e simbolista; e 3) o design de livros da era do Degelo, que colocava em primeiro plano a visualização de textos literários por meio de ilustrações gráficas e letras cursivas. A análise traça o envolvimento de Svechnikov com o universo dos contos de fadas em imagem e texto como uma resposta ao trauma causado pelo Gulag e como uma contrapartida estética ao enfraquecimento do Realismo Socialista sob condições de liberalização política.
Downloads
Referências
BAIGELL, Renee. “Boris Sveshnikov.” In: Soviet Dissident Artists. Interviews after Perestroika. Ed. by R. Baigell and Matthew Baigell. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1995, pp. 90–93.
BRANDL-RISI, Bettina. “Bild / Gemälde / Zeichnung.” In: E.T.A. Hoffmann Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Ed. by Christine Lubkoll and Harald Neumeyer. Stuttgart: Metzler, 2015, pp. 356–62.
BRITTNACHER, Hans Richard. “Das Phantastische und das Wunderbare.” In: E.T.A. Hoffmann Portal (https://etahoffmann.staatsbibliothek-berlin.de/erforschen/charakteristisches/phantastisches/).
BRUHN, Jørgen and SCHIRRMACHER, Beate. “Intermedial Studies.” In: Intermedial Studies. An Introduction to Meaning Across Media. Ed. by J. Bruhn and B. Schirrmacher. London, New York: Routledge, 2022, pp. 3–27.
COGGINS, Garance. “Reproducing Peake’s MS Drawings: Some Thoughts and Suggestions.” Peake Studies, 13 (2), 2013, pp. 5–18.
ESKINA, Ekaterina. “Sovetskaia knizhnaiia illustratsiia i neofitsialnoe iskusstvo kontsa 1950-kh–1980-kh gg.” Vestnik Moskovskogo universiteta. Seriia 8. Istoriia, 4 (2012), pp. 103–15.
ETKIND, Alexander. Warped Mourning. Stories of the Undead in the Land of the Unburied. Stanford: Stanford University Press, 2013.
FLORKOVSKAIA, Anna. Fenomen moskovskogo neofitsial’nogo iskusstva pozdnesovetskogo vremeni: evoliutsiia, sotsiokul’turnyi kontekst, soobshchestva, strategii, khudozhestvennye napravleniia. Dr. Habil. dissertation, Saint-Petersburg 2017.
GENIS, Alexander. Kosmopolit. Geographicheskie fantasii, Moscow: AST, 2014.
GERCHUK, Yuri. Iskusstvo pechatnoi knigi v Rossii XVI–XXI vekov. Sankt-Petersburg: Kolo, 2014.
GOLOMSTOCK, Igor. “The Camp Drawings of Boris Sveshnikov.” In: Sveshnikov, Boris. Lagernye risunki / The Camp Drawings. Moscow: Zvenia, 2000, pp. 8–13.
KABAKOV, Ilya. 60-e–70e… Zapiski o neofitsialnoi zhizni v Moskve. Wien: Gesellschaft zur Förderung Slawistischer Studien, 1999.
KARELIN, Nikolai. “Reportazh s vystavki v Zapadnoi Germanii.” Strelets, 7 (1984), pp. 43–4.
KENNEDY, Janet. “Realism, Surrealism, and Photorealism: The Reinvention of Reality in Soviet Art of the 1970s and 1980s.” In: Nonconformist Art. The Soviet experience 1956–1986. Ed. by Alla Rosenfeld and Norton T. Dodge. London: Thames and Hudson, 1995, pp. 273–93.
KRÄMER, Felix (ed.). Dark Romanticism. From Goya to Max Ernst, Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2012.
KRONIK, Aleksandr. Svoi krug. Khudozhniki-nonkonformisty v sobranii Aleksandra Kronika. Moscow: Iskusstvo–XXI vek, 2010.
LEVING, Yuri. “Tales and Holes. Illustrating Andersen the Russian Way.” In: Hans Christian Andersen in Russia. Edited by Mads Sohl Jessen, Marina Balina, Ben Hellman, and Johs. Nørregaard Frandsen. Odense: University Press of Southern Denmark, 2020, pp. 345–69.
MAETERLINCK, Maurice and VERHAEREN, Émile. [Verhaeren’s] Stikhotvoreniia. Zori. [Maeterlink’s] Pʹesy (Biblioteka vsemirnoi literatury, 142). Moscow: Khudozhestvennaia literatura, 1972.
MORSE, Ainsley. Word Play. Experimental Poetry and Soviet Children’s Literature. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2021.
MORSE, Ainsley. “In-Betweeners: Navigating Between Official and Nonofficial Cultures.” In: The Oxford Handbook of Soviet Underground Culture. Ed. by Mark Lipovetsky et.al. New York: Oxford University Press, 2024 [online 2021], pp. 227–248.
OITINNEN, Ritta. Translating for Children. New York: Garland, 2000
SINIAVSKY, Andrei. “Belyi epos (O lagernykh risunkakh Borisa Sveshnikova).” In: Apollon–77. Ed. by Mikhail Chemiakin. Paris: Les Arts Graphiques de Paris, 1977, p. 281–4.
SVESHNIKOV, Boris. Lagernye risunki / The Camp Drawings. Moscow: Zvenia, 2000.
TERTZ, Abram. On Socialist Realism. New York: Pantheon Books, 1960.
TIHANOV, Galin, LOUNSBERY, Anne and DJAGALOV, Rossen (eds.). World Literature in the Soviet Union. Boston: Academic Studies Press, 2023.
WELD, Sara Pankenier. Voiceless Vanguard: The Infantilist Aesthetic of the Russian Avant-Garde. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Svetlana Efimova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).