Do Gulag para os contos de fada: Boris Sveshnikov como designer de livros soviéticos entre a arte inconformista e a literatura infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.235304

Palavras-chave:

Boris Svechnikov, Arte inconformista, Design de livros soviéticos, Conto de fadas, E. T. A. Hoffmann, Maurice Maeterlinck

Resumo

Nas décadas de 1950 a 1980, o trabalho como designers de livros infantis permitiu que muitos artistas soviéticos inconformistas tivessem um papel reconhecido dentro do sistema. Este artigo apresenta uma perspectiva interdisciplinar e intermidiática sobre a ilustração de livros infantis soviéticos, concentrando-se no trabalho de Boris Svechnikov (1927–1998). O artista estabeleceu seu estilo visual em seu período de cárcere no Gulag. Após sua libertação e exoneração, ele transferiu essa estética gráfica para o design de vários volumes de contos de fadas, tanto folclóricos quanto literários, dentro do projeto soviético de “literatura mundial” para adultos e crianças. As ilustrações de Svechnikov estavam enraizadas em três contextos interligados: 1) sua arte inconformista (desenhos de acampamento e, mais tarde, pontilhismo); 2) seu profundo interesse pela literatura romântica e simbolista; e 3) o design de livros da era do Degelo, que colocava em primeiro plano a visualização de textos literários por meio de ilustrações gráficas e letras cursivas. A análise traça o envolvimento de Svechnikov com o universo dos contos de fadas em imagem e texto como uma resposta ao trauma causado pelo Gulag e como uma contrapartida estética ao enfraquecimento do Realismo Socialista sob condições de liberalização política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Svetlana Efimova , Ludwig-Maximilians-Universität München

    Is an assistant professor of Slavic literatures and media studies at the Ludwig Maximilian University of Munich. She holds a PhD (2016) in General and Comparative Literature from the Free University of Berlin. In 2024, she was elected to the Young Academy at the Bavarian Academy of Sciences and Humanities with her current research project on “The Aesthetics and Politics of Picturebooks in Contemporary Eastern European Children’s Literature.” Her most recent monograph is Prosa als Form des Engagements. Eine politische Prosaik der Literatur (Prose as a Form of Commitment: A Political Prosaics of Literature) (Brill Fink, 2022). Her most recent coedited volume (with Philipp Kohl) appeared in 2024: Sehen, Hören, Berühren: Multisensorische Perspektiven auf Medialität in Osteuropa (Seeing, Hearing, Touching: Multisensory Perspectives on Mediality in Eastern Europe). In 2024, she was elected as co-chair of the international working group “Childhood in Eastern Europe, Eurasia, and Russia” (ChEEER).

Referências

BAIGELL, Renee. “Boris Sveshnikov.” In: Soviet Dissident Artists. Interviews after Perestroika. Ed. by R. Baigell and Matthew Baigell. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1995, pp. 90–93.

BRANDL-RISI, Bettina. “Bild / Gemälde / Zeichnung.” In: E.T.A. Hoffmann Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Ed. by Christine Lubkoll and Harald Neumeyer. Stuttgart: Metzler, 2015, pp. 356–62.

BRITTNACHER, Hans Richard. “Das Phantastische und das Wunderbare.” In: E.T.A. Hoffmann Portal (https://etahoffmann.staatsbibliothek-berlin.de/erforschen/charakteristisches/phantastisches/).

BRUHN, Jørgen and SCHIRRMACHER, Beate. “Intermedial Studies.” In: Intermedial Studies. An Introduction to Meaning Across Media. Ed. by J. Bruhn and B. Schirrmacher. London, New York: Routledge, 2022, pp. 3–27.

COGGINS, Garance. “Reproducing Peake’s MS Drawings: Some Thoughts and Suggestions.” Peake Studies, 13 (2), 2013, pp. 5–18.

ESKINA, Ekaterina. “Sovetskaia knizhnaiia illustratsiia i neofitsialnoe iskusstvo kontsa 1950-kh–1980-kh gg.” Vestnik Moskovskogo universiteta. Seriia 8. Istoriia, 4 (2012), pp. 103–15.

ETKIND, Alexander. Warped Mourning. Stories of the Undead in the Land of the Unburied. Stanford: Stanford University Press, 2013.

FLORKOVSKAIA, Anna. Fenomen moskovskogo neofitsial’nogo iskusstva pozdnesovetskogo vremeni: evoliutsiia, sotsiokul’turnyi kontekst, soobshchestva, strategii, khudozhestvennye napravleniia. Dr. Habil. dissertation, Saint-Petersburg 2017.

GENIS, Alexander. Kosmopolit. Geographicheskie fantasii, Moscow: AST, 2014.

GERCHUK, Yuri. Iskusstvo pechatnoi knigi v Rossii XVI–XXI vekov. Sankt-Petersburg: Kolo, 2014.

GOLOMSTOCK, Igor. “The Camp Drawings of Boris Sveshnikov.” In: Sveshnikov, Boris. Lagernye risunki / The Camp Drawings. Moscow: Zvenia, 2000, pp. 8–13.

KABAKOV, Ilya. 60-e–70e… Zapiski o neofitsialnoi zhizni v Moskve. Wien: Gesellschaft zur Förderung Slawistischer Studien, 1999.

KARELIN, Nikolai. “Reportazh s vystavki v Zapadnoi Germanii.” Strelets, 7 (1984), pp. 43–4.

KENNEDY, Janet. “Realism, Surrealism, and Photorealism: The Reinvention of Reality in Soviet Art of the 1970s and 1980s.” In: Nonconformist Art. The Soviet experience 1956–1986. Ed. by Alla Rosenfeld and Norton T. Dodge. London: Thames and Hudson, 1995, pp. 273–93.

KRÄMER, Felix (ed.). Dark Romanticism. From Goya to Max Ernst, Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2012.

KRONIK, Aleksandr. Svoi krug. Khudozhniki-nonkonformisty v sobranii Aleksandra Kronika. Moscow: Iskusstvo–XXI vek, 2010.

LEVING, Yuri. “Tales and Holes. Illustrating Andersen the Russian Way.” In: Hans Christian Andersen in Russia. Edited by Mads Sohl Jessen, Marina Balina, Ben Hellman, and Johs. Nørregaard Frandsen. Odense: University Press of Southern Denmark, 2020, pp. 345–69.

MAETERLINCK, Maurice and VERHAEREN, Émile. [Verhaeren’s] Stikhotvoreniia. Zori. [Maeterlink’s] Pʹesy (Biblioteka vsemirnoi literatury, 142). Moscow: Khudozhestvennaia literatura, 1972.

MORSE, Ainsley. Word Play. Experimental Poetry and Soviet Children’s Literature. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2021.

MORSE, Ainsley. “In-Betweeners: Navigating Between Official and Nonofficial Cultures.” In: The Oxford Handbook of Soviet Underground Culture. Ed. by Mark Lipovetsky et.al. New York: Oxford University Press, 2024 [online 2021], pp. 227–248.

OITINNEN, Ritta. Translating for Children. New York: Garland, 2000

SINIAVSKY, Andrei. “Belyi epos (O lagernykh risunkakh Borisa Sveshnikova).” In: Apollon–77. Ed. by Mikhail Chemiakin. Paris: Les Arts Graphiques de Paris, 1977, p. 281–4.

SVESHNIKOV, Boris. Lagernye risunki / The Camp Drawings. Moscow: Zvenia, 2000.

TERTZ, Abram. On Socialist Realism. New York: Pantheon Books, 1960.

TIHANOV, Galin, LOUNSBERY, Anne and DJAGALOV, Rossen (eds.). World Literature in the Soviet Union. Boston: Academic Studies Press, 2023.

WELD, Sara Pankenier. Voiceless Vanguard: The Infantilist Aesthetic of the Russian Avant-Garde. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Efimova , S. (2025). Do Gulag para os contos de fada: Boris Sveshnikov como designer de livros soviéticos entre a arte inconformista e a literatura infantil. RUS (São Paulo), 16(28), 118-136. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.235304