Efeitos da radiação gama na esterilização e comportamento da mosca-do-caribe, Anastrepha suspensa (Low) (Diptera:Tephritidae)

Autores/as

  • J.M.M. Walder USP; Centro de Energia Nuclear na Agricultura
  • C.O. Calkins USDA; ARS; Insect Attractants; Behavior and Basic Biology Research Laboratory

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-90161993000200001

Palabras clave:

Anastrepha suspensa, radiação gania, esterilização, comportamento

Resumen

Pupas de Anastrepha suspensa (Loew) foram irradiadas dois dias antes da emergência dos adultos em atmosfera de ar com as doses de 15, 20, 25, 30, 50 e 70 Gy de radiação gama (Co-60). Foram avaliados os efeitos da radiação sobre a esterilidade e outros parâmetros de qualidade e comportamento de machos e fêmeas de mosca-do-caribe. Machos tornaram-se totalmente estéreis com uma dose de 50 Gy e as fêmeas não ovipositaram quando expostas a 25 Gy. A radiação não teve efeito significativo sobre a taxa de emergência de adultos, na razão sexual, na habilidade de vôo e na irritabilidade desses insetos. Somente a mortalidade das fêmeas foi afetada significativamente pela radiação, causando unia maior sobrevivência nas dosagens mais baixas. A atividade de acasalamento dos machos foi reduzida significativamente com o incremento da dosagem de radiação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Descargas

Publicado

1993-09-01

Número

Sección

Nuclear Energy in Agriculture

Cómo citar

Efeitos da radiação gama na esterilização e comportamento da mosca-do-caribe, Anastrepha suspensa (Low) (Diptera:Tephritidae) . (1993). Scientia Agricola, 50(2), 157-165. https://doi.org/10.1590/S0103-90161993000200001