Segmentos de competição em vinícolas do sul do Brasil

Autores

  • Marcelo Miele Embrapa Suínos e Aves
  • Arlei Coldebella Embrapa Suínos e Aves
  • Paulo Dabdab Waquil Embrapa Uva e Vinho
  • Alberto Miele Embrapa Uva e Vinho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-90162007000300003

Palavras-chave:

agronegócio, diversificação, escala, tipologia, vinho

Resumo

O processo de reestruturação internacional no setor de bebidas atingiu a vitivinicultura na década de 1990, alterando o seu panorama. Característico a esse período é o aumento da pressão competitiva, com impactos significativos em regiões como a dos países membros do Mercosul. Para apoiar as estratégias empresariais e as políticas públicas, o objetivo deste estudo foi identificar os segmentos de concorrência da vitivinicultura do Rio Grande do Sul e, de forma específica, propor uma tipologia das vinícolas gaúchas com base na literatura da Organização Industrial. Utilizaram-se os dados do Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul os quais foram submetidos à análise estatística multivariada, integrando análises de agrupamento e de componentes principais em um conjunto de 381 observações. Os resultados apontaram para a existência de dois fatores, um relacionado à escala e diversificação e o outro à qualidade dos produtos e da matéria-prima. A partir desses fatores, foram identificados seis grupos de vinícolas que podem ser denominados de segmentos de concorrência na vitivinicultura gaúcha. O grupo 1 se caracteriza pela qualidade e especialização; o 2, pela grande escala de produção e diversificação; o 3, pelo baixo valor agregado; o 4, pela micro escala de produção; e os grupos 5 e 6, pelo baixo valor agregado, pequena escala e especialização.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Economia Aplicada

Como Citar

Segmentos de competição em vinícolas do sul do Brasil . (2007). Scientia Agricola, 64(3), 227-234. https://doi.org/10.1590/S0103-90162007000300003