Um novo espírito teatral carioca: entre televisão, patrocínio e política
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p161-178Palavras-chave:
Teatro contemporâneo, Sociologia teatral, Artista-empreendedor, Televisão, Patrocínio.Resumo
Este artigo tem por objeto as relações entre a estética e a socioeconomia de parte do teatro carioca contemporâneo, no contexto do início de uma pesquisa de pós-doutorado em que novas poéticas teatrais são estudadas junto a seus novos modos de produção. São analisadas aqui, pela primeira vez, as possibilidades de interação estética entre as forças do patrocínio e da televisão dentro da cena contemporânea carioca. A partir deste e de outros contextos, surgiria um “novo espírito teatral carioca”, responsável por viabilizar ideologicamente a existência do teatro experimental pela práxis do artista-empreendedor. A hipótese formulada abrange, no campo estético, uma vertente carioca paradoxal, em que representações conservadoras de “figuras humanas medianas” e “naturais” habitariam dispositivos cênicos altamente inovadores, tanto como expediente criativo quanto como possível resultado do jogo de forças de delimitação social no campo teatral da cidade.Downloads
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