Um novo espírito teatral carioca: entre televisão, patrocínio e política

Autores

  • Gustavo Guenzburger Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p161-178

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Sociologia teatral, Artista-empreendedor, Televisão, Patrocínio.

Resumo

Este artigo tem por objeto as relações entre a estética e a socioeconomia de parte do teatro carioca contemporâneo, no contexto do início de uma pesquisa de pós-doutorado em que novas poéticas teatrais são estudadas junto a seus novos modos de produção. São analisadas aqui, pela primeira vez, as possibilidades de interação estética entre as forças do patrocínio e da televisão dentro da cena contemporânea carioca. A partir deste e de outros contextos, surgiria um “novo espírito teatral carioca”, responsável por viabilizar ideologicamente a existência do teatro experimental pela práxis do artista-empreendedor. A hipótese formulada abrange, no campo estético, uma vertente carioca paradoxal, em que representações conservadoras de “figuras humanas medianas” e “naturais” habitariam dispositivos cênicos altamente inovadores, tanto como expediente criativo quanto como possível resultado do jogo de forças de delimitação social no campo teatral da cidade.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Guenzburger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Ator, diretor e produtor de teatro. Pós-Doutorando em Artes Cênicas no PPGAC da UNIRIO, com supervisão da Profa. Dra. Maria Helena Werneck.

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Guenzburger, G. (2016). Um novo espírito teatral carioca: entre televisão, patrocínio e política. Sala Preta, 16(1), 161-178. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p161-178