Do corpo e da tela: especificidade e hibridismo na zona fronteiriça do teatro com o cinema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p266-274Palavras-chave:
Teatro, cinema, convívio, tecnovívioResumo
Este artigo analisa a obra da encenadora Christiane Jatahy como propositora de uma pesquisa radical sobre as relações entre teatro e cinema, por meio da observação crítica de dois espetáculos – Julia(2011) e E se elas fossem para Moscou? (2014) –, considerando o jogo realizado com as especificidades de cada uma dessas artes e suas artesanias próprias, as experiências do convívio e do tecnovívio, assim como as zonas de hibridismo entre elas, com base em conceituações de Erika Fischer-Lichte, Jorge Dubatti e Jean-Louis Comolli.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus Editora, 2005. 3ª ed.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim. Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Trad. Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira, Ruben Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
DUBATTI, Jorge. Convivio e tecnovivio – teatro entre infancia y babelismo, 2014. Disponível em: http://www.dramateatro.com/index.php?option=com_content&view=
article&id=38:jorgedubatti-1&catid=13:monograficos-y-teoricos&Itemid=579&lang=es Acesso em 17/10/2015.
______ Filosofia del teatro I: convivio, experiencia, subjetividade. Buenos Aires: Atuel, 2007.
DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. Hucitec Editora: São Paulo, 2012.
FISCHER-LICHTE, Erika. Appearing as embodied mind – defining a week, a strong and a radical concept of presence. In: Archaeologies of Presence: Art, performance and the persistence of being. Org. GIANNACHI, Gabriela, KAYE, Nick e SHANKS, Michael. New York: Routledge, 2012.
_______. The transformative power of performance: a new aesthetics. Translated by Saskya Iris Jain. London, New York and Canadá: Routledge, 2008.
JATAHY, Christiane. E se elas fossem para Moscou? Rio de Janeiro, 2014. Não publicado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.