Peter Szondi e o circuito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p132-147Palavras-chave:
Peter Szondi, Drama, Idealismo, Metafísica.Resumo
O artigo discute a obra Teoria do drama moderno: 1880-1950, de Peter Szondi, destacando suas incongruências argumentativas e vínculos com a estética hegeliana de caráter idealista.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. La Poétique: Texte, traduction, notes par Roselyne Dupont-Roc et Jean Lallot. Paris: Seuil, 1980.
BENJAMIN, W. O que é o teatro épico? In: KOTHE, F. (Org.). Walter Benjamin: Sociologia. São Paulo: Ática, 1985.
BÜRGUER, P. Teoría de la vanguardia. Barcelona: Península, 1987.
CANGIULIO, F. Detonazione. In: MARINETTI, F.T., SETTEMELI, E., CORRA, B. Teatro Futurista Sintético. Piacenza: Casa Editrice Ghelfi Costantino, 1921.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DUCROT, O.; TODOROV, T. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2001.
GUÉNOUN, D. Actions et acteurs: raisons du drame sur scène. Paris: Belin, 2005.
HEGEL, G. W. F. Curso de estética: o sistema das artes. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KANT, I. Prolegômenos a toda metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LEHMANN, H.-T. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, P. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SARRAZAC, J.-P. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
______. Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: Folhetim Ensaios/7 Letras, 2013.
STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
SZONDI, P. Teoria do drama moderno: 1880-1950. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
SÜSSEKIND, P. Prefácio. In: SZONDI, P. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.