Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do “mercado” teatral brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p179-213Palavras-chave:
Mercado de teatro brasileiro, Economia do teatro, Produção teatral.Resumo
Este texto apresenta uma análise das condições materiais do mercado teatral brasileiro, a partir de dados colhidos de fontes oficiais diversas, com a finalidade de se elaborar um perfil de funcionamento da produção cênica no país, o que ainda é um tabu nos circuitos teatrais. Justapõe- -se aos indicadores referentes à distribuição dos equipamentos teatrais, aos hábitos teatrais dos brasileiros, à Lei Rouanet e ao Catarse, uma reflexão a respeito da lei de Baumol, considerada pelos economistas da cultura a teoria que justifica o comportamento econômico do teatro. Por fim, propõe-se um cruzamento das informações coletadas com a produção – poética e discursiva – do circuito artístico, em geral, e teatral, em particular, a fim de se vislumbrar um possível perfil material da produção teatral brasileira.Downloads
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