Corporalidade, musicalidade e aspectos sociais no congado Moçambiqueiro

Autores

  • Maria do Socorro Calixto Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatiane Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p39-54

Palavras-chave:

Congado, Cultura popular, Performance.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma breve análise do Congado Uberlandense, festa coletiva que reúne afrodescendentes e honra aos santos da Igreja Católica. A análise se concentra no sincretismo religioso, mas principalmente no que se refere às características musicais, corporais e sociais, tendo por base observações feitas em textos sobre cultura (Canclini), tradição (Arantes) e performance (Schechner).

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Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Calixto Marques, Universidade Federal de Uberlândia

    A biliografia utilizada versa sobre noções de cultura, tradição, performance cultural e resistência de afrodescendentes.

    Professora do Curso de Teatro e do PPGAC/
    Universidade Federal de Uberlândia

  • Tatiane Oliveira Silva
    Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista pela FAPEMIG em 2012/2013 Professora de teatro, musicista e pesquisadora.

Referências

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

DOSSIÊ PERFORMATIVIDADES ORIGINÁRIAS

Como Citar

Calixto Marques, M. do S., & Silva, T. O. (2016). Corporalidade, musicalidade e aspectos sociais no congado Moçambiqueiro. Sala Preta, 16(1), 39-54. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p39-54