NEMMOKNA – sobre chegadas, gestos e lembranças de outros lugares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p214-234Palavras-chave:
German Dance, Tanztheater, Susanne Linke, Theater Trier, Coreografia.Resumo
O presente texto apresenta o novo espetáculo NEMMOKNA, dirigido por Susanne Linke, para o Ensemble do Trier Theater na Alemanha, que investiga, por meio de uma dramaturgia do corpo autoral, algumas formas de chegar, o se apresentar, o estar aqui e as lembranças de outros lugares já visitados. Em cena são vistas pessoas de diferentes lugares, que falam diferentes idiomas e, juntas, inauguram novos espaços cênicos com uma dança visceral. Neste artigo, a nova criação de Linke encontra esteio nas práticas dos pioneiros da German Dance, em diálogo com artistas e autores do século XX e XXI.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BROOK, P. Fios do tempo: memórias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
KÔKÔ, K. Der Körper ist eine Bibliotek. In: ODENTHAL, J. Tanz Körper Politik. Berlin: Theater der Zeit, 2005.
MARKARD, A.; MARKARD, H. Jooss. Köln: Ballett – Bühneverlag Rolf Garske, 1985.
PEREIRA, S. Rastros do Tanztheater no processo criativo de ES-BOÇO: espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da Unicamp. 2007. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes. Unicamp, Campinas, 2007.
______. Susanne Linke mantém vivo o legado do Tanztheater alemão. Disponível em: <http://www.conectedance.com.br/ponto-de-vista/susanne-linke-mantem-vivo-o-legado-do-tanztheater-alemao/>. Acesso em: 3 mar. 2016.
SCHECHNER, R. Performer. Sala Preta, São Paulo, v. 9, p. 333-365, 2009. Disponível em:
<http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57416/60398>. Acesso em: 10 mar. 2016.
VASCONCELLOS, L. P. Dicionário de teatro. São Paulo: L&PM, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.