Rolamentos e subjetivações: Ó isso aí

Autores

  • Ana Goldenstein Carvalhaes Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p111-118

Palavras-chave:

Modos de subjetivação, Duração, Diferença, Desenrolar, Ó.

Resumo

Através de certo desprendimento da representação e certo abandono das individualidades dos performers, Ó é uma peça que opera a dessubjetivação, acessando sensações invisíveis do corpo. Por meio da repetição, apresenta-nos a duração em sua concretude. Ela não tem os signos como foco do trabalho. Livre da coerção da língua, volta-se para as forças que reverberam no público. Ainda não podemos significar o que acontece ali e já sentimos tanta coisa. Voltada para seus efeitos de ressonância, testemunhamos a própria transformação no fluxo de seu desenrolar. Pequenas diferenças operam nossa percepção da peça e de nós mesmos. O trabalho reverbera na esfera subjetiva: ao voltar, reconhecemo-nos diferentes. O retorno do sujeito não é o mesmo, mas deslocado e aumentado artisticamente. 

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Biografia do Autor

  • Ana Goldenstein Carvalhaes, Pontificia Universidade Católica de São Paulo
    Ana Goldenstein Carvalhaes é Mestra em Estética e História da Arte pela USP e doutoranda pelo Núcleo da Subjetividade (PUCSP) sob orientação de Peter Pal Pelbart. Bolsista Capes. Publicou o livro Persona Performática (Ed. Perspectiva, 2012). É performer da Cia. Teatral Ueinzz desde 2001.

Referências

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http://www.loteosso.link/coisa/o/

http://www.cristianduarte.net/available-works/o-na-mitsp-2016/

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Carvalhaes, A. G. (2016). Rolamentos e subjetivações: Ó isso aí. Sala Preta, 16(2), 111-118. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p111-118