Rolamentos e subjetivações: Ó isso aí
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p111-118Palavras-chave:
Modos de subjetivação, Duração, Diferença, Desenrolar, Ó.Resumo
Através de certo desprendimento da representação e certo abandono das individualidades dos performers, Ó é uma peça que opera a dessubjetivação, acessando sensações invisíveis do corpo. Por meio da repetição, apresenta-nos a duração em sua concretude. Ela não tem os signos como foco do trabalho. Livre da coerção da língua, volta-se para as forças que reverberam no público. Ainda não podemos significar o que acontece ali e já sentimos tanta coisa. Voltada para seus efeitos de ressonância, testemunhamos a própria transformação no fluxo de seu desenrolar. Pequenas diferenças operam nossa percepção da peça e de nós mesmos. O trabalho reverbera na esfera subjetiva: ao voltar, reconhecemo-nos diferentes. O retorno do sujeito não é o mesmo, mas deslocado e aumentado artisticamente.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. “Introdução”. In: O Pensamento e o Movente: ensaios e conferencias. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELIGNY, Fernand. O Aracniano e outros textos. São Paulo: N-1, 2015.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 1999.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: 34, 1996
PELBART, Peter Pál. “Linhas Erráticas”. In: O Avesso do Niilismo – Cartografias do Esgotamento. São Paulo: N-1, 2013
http://www.loteosso.link/coisa/o/
http://www.cristianduarte.net/available-works/o-na-mitsp-2016/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.