O lugar da peça O homem e o cavalo no pensamento antropofágico de Oswald de Andrade

Autores

  • Nanci de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p35-54

Palavras-chave:

Teatro de Oswald de Andrade, O homem e o cavalo, antropofagia, matriarcado, Revolução Socialista

Resumo

O artigo procura situar a peça O homem e o cavalo, de Oswald de Andrade, escrita em 1933, no percurso das transformações do pensamento antropofágico oswaldiano, revisitando o debate sobre estética e política no âmbito do modernismo brasileiro e da produção de Oswald de Andrade nos anos 1930 e nas teses dos anos 1950. O texto analisa a tensa relação entre antropofagia, matriarcado e marxismo, numa abordagem, na peça, que aponta para a construção de uma nova sociedade, sem divisão de classes e dogmas religiosos, sob os preceitos da igualdade, da técnica e da socialização da produção.

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Biografia do Autor

  • Nanci de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    no Departamento de Linguagens Artísticas e no PPG em Artes

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

BRASIL

Como Citar

Freitas, N. de. (2018). O lugar da peça O homem e o cavalo no pensamento antropofágico de Oswald de Andrade. Sala Preta, 18(1), 35-54. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p35-54