Um qualquer espectador: notas sobre um escândalo teatral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p147-167Palavras-chave:
História do teatro brasileiro, Espectador teatral, Pateada, Governamentalidade.Resumo
O presente texto debruça-se sobre um escândalo teatral ocorrido em 1827, no Brasil, com vistas à análise da vinculação, centrada na figura do espectador, entre as práticas teatrais e certas políticas de Estado, por meio de estratégias pedagogizantes. Assim, investiga-se a emergência do espectador como sujeito de periculosidade, bem como de uma série de táticas de governo empenhadas em gerenciá-lo por meio do policiamento de seu corpo e da educação de seus hábitos, cujos efeitos insistiriam no presente.
Downloads
Referências
ASTRÉA. Rio de Janeiro, n. 252, 28 fev. 1828.
CABRAL, B. Ação cultural e teatro como pedagogia. Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 4-17, jun. 2012.
CARNEIRO, L. M.; GUIMARÃES, J. Editorial – O espectador contemporâneo. Aspas, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-6, 2016.
CASTRO, E. Vocabulário de Michel Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DESGRANGES, F. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 11-19, 2008a.
______. Mediação teatral: anotações sobre o projeto Formação de Público. Urdimento, Florianópolis, n. 10, p. 75-83, dez. 2008b.
______. O efeito estético: finalidade sem fim. Urdimento, Florianópolis, v. 12, n. 17,
______. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.
O ESPELHO DIAMANTINO. Rio de Janeiro, n. 6, 7 dez. 1827.
FARIA, J. R.; GUINSBURG, J.; LIMA, M. A. (Coord.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva: Edições Sesc SP, 2009.
FARIA, J. R. (Org.). Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2001.
_________. O teatro realista. In: FARIA, J. R. (Dir.). História do Teatro Brasileiro V. I. São Paulo: Perspectiva/Edições Sesc SP, 2012. p. 159-218.
FIGUEIREDO, M. C. C.; GOMES J. dos S. A origem dos cursos jurídicos no Brasil. Âmbito Jurídico, São Paulo, ano XV, n. 105, 2012.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: curso no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
_________. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
_________. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
______. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
_________. Segurança, território e população: curso dado no Collège de France
(1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
_________. Nietzsche, a Genealogia, a História. In: ______. Ditos e escritos, volume
II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2008c. p. 260-279.
______. A vida dos homens infames. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 203-222.
GIRON, L. A. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da Corte: 1826-1861. São Paulo/Rio de Janeiro: Edusp/Ediouro, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.