A presença infantil e o lugar do espectador em práticas cênicas com crianças: os alcances da crise da representação nas infâncias cubanas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p273-299Palavras-chave:
Crise da representação, Presença infantil, Espectador criança, Jogo, Teatralidade, Performatividade.Resumo
Os estudos sobre a presença infantil na cena e o lugar do espectador
criança no contexto cubano vêm encarando grandes desafios a partir
dos impactos da chamada crise da representação. Esse é um fenômeno que manifesta a tensão presente no modelo de representação da Primeira Modernidade que instaurou as equivalências entre o representante e o representado, trazendo para as culturas infantis uma alteração
radical do simbólico, situando as crianças cubanas num entrelugar. Nesse
sentido, o artigo expõe os fenômenos que em Cuba vêm incidindo na
configuração da presença infantil e do lugar do espectador em práticas
cênicas infantis, a partir do jogo, da performatividade e da teatralidade,
bem como aborda as razões do poder da representação no teatro entre as crianças e os adultos.
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